Destaque na produção de leite de alta qualidade em pequenas propriedades Goioerê possui um eficiente Programa de Inseminação Artificial, bastante elogiado.
O Programa O Programa de Inseminação Artificial – PIA, lançado em maio de 1989 fazendo 34 anos em maio de 2023, tem como objetivo disponibilizar aos Produtores de leite acesso a Inseminação Artificial, possibilitando a eles o melhoramento genético do rebanho, assegurando maior produtividade e maior renda ao produtor e a sua família.
O programa é uma parceria entre a Prefeitura e produtores. A prefeitura fornece o botijão de sêmen e o nitrogênio líquido, além de ser a responsável por fornecer o veículo, combustível, luvas, bainhas e por manter assistência técnica na área reprodutiva através de técnicos capacitados. O programa inicialmente comandado pelo técnico Agropecuária Lazaro Antônio Pereira, e Mauro Maximiano, hoje é comandado pelo Veterinário André Sakata e o Técnico Agropecuária Mauro Maximiano. Os produtores são responsáveis por monitorar o rebanho e avisar ao inseminador o horário do cio para que seja agendada a inseminação. O contato e direto com o inseminador do PIA, no telefone cel. (44) 9979 8534, 99746-2700, ou armazená-lo em botijão em sua propriedade e quando for inseminar, recorre aos serviços do inseminador do PIA do município. Como exemplo podemos destacar a participação do produtor Marcos Antônio Julião que de 27 a 50 litros de leite dia, hoje está produzindo 2.500/L de leite dia, 85.000/L de leite mês. Já usou o PIA hoje insemina por conta própria!
Outro produtor que vem alcançando sucesso na atividade graças ao programa é Douglas da Silva Antônio, no Sítio Santo Antônio, Bairro duas Pontes, que passou de 10/L de leite dia para 350/L de leite dia, 10.500/L meses. “Possuo vacas que já produziu 35 litros/dia. Acredito que ainda posso melhorar ainda mais minha produção com as novas novilhas geneticamente melhoradas através da inseminação”. Para pequenos produtores como eu, se não fosse o PIA, não teria chegado tão rápido a essa produção, utilizar a inseminação artificial para melhorar a qualidade do nosso rebanho é a receita certa para agregar renda a nossa atividade”, conclui.
Segundo o Técnico da Prefeitura Mauro Maximiano, o salto na produção de leite do município, que era em 1989 de 3 mil litros/dias para os atuais 17.000 mil litros dia mais de 500.000 (mil litros de leite mês) dados do DERAL do ano 2022/22023; dados que deve em muito ao PIA e as demais técnicas adotadas pelos produtores largamente difundidas no município. O sucesso na atividade leiteira se baseia no tripé ALIMENTAÇÃO, SANIDADE e no MELHORAMENTO GENÉTICO do rebanho. Um animal geneticamente melhorado aliado a uma boa alimentação e um correto manejo sanitário pode produzir até 30% a mais de leite por dia”, lembrou o técnico.
O Inseminador Para o médico veterinário André Sakata, o inseminador constitui peça fundamental dentro do PIA. Da sua dedicação e condições de trabalho vão depender, em grande parte, os resultados e o sucesso do programa. “É preciso que o inseminador seja um profissional altamente capacitado para o correto manejo do sêmen e dos equipamentos utilizados. Além é claro de possuir bons conhecimentos sobre o animal e seu manejo”.
“É importante orientar os produtores quanto ao horário mais apropriado para realizar a inseminação, que depende muito da observação do cio. As vacas observadas em cio pela manhã (aceitando monta) deverão ser inseminadas à tarde do mesmo dia. Já as vacas observadas em cio à tarde devem ser inseminadas na manhã do dia seguinte, logo pela manhã”, explica o médico veterinário André Sakata e Mauro Maximiano que atende os produtores de domingo a domingo”. “O cio ocorre em média em intervalos de 21 dias” esclarece os Inseminadores do PIA que realiza outros serviços, como partos, infusão uterina, aplicação de vacinas e outros tratamentos profiláticos.
BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA DE INSEMINAÇÃO ARTICIAL
Comunidades atendidas: Santa luzia, venda Branca, Paiola, 50 alqueires, Água do Dez, Jaracatiá, Bairro dos Gonçalves, Água do Chiqueiro, Porto 6, Duas Pontes, Fonte Azul, Água do Xaxim, Aeroporto, Agua do Palmito, Vila Rural Flor do Oeste, Vila Rural candeias, Agrovila, Palmital, Água Branca do Cascalho, Limoeiro.