Na noite de quinta-feira, 1º, por volta das 23 :30 horas o Hospital Santa Casa de Goioerê realizou sua primeira coleta de córneas. Um marco histórico foi alcançado pela equipe médica e os profissionais responsáveis pela coleta que descreveram o momento como sendo de extrema importância e esperam que sirva como exemplo para incentivar mais doações.
A psicóloga Karina Vieira de Souza explicou que há dois anos iniciou a capacitação visando a coleta de córneas na Santa Casa de Goioerê. Atualmente são 5 profissionais aptos a realizar o procedimento. E, depois de três tentativas, na noite de ontem, uma família de Goioerê aceitou fazer a doação das córneas, um masculino que faleceu ontem. Depois de coletada foram enviadas para o Banco de Olhos de Maringá.
É um procedimento que deve ocorrer em no máximo 6 horas, desde a entrevista com a família até a coleta que irá ajudar pessoas com deficiências visuais para que possam recuperar parte ou mesmo toda a sua capacidade de enxergar.
O Hospital Santa Casa de Goioerê espera que essa primeira coleta de córneas seja um exemplo inspirador para a comunidade local e regiões vizinhas. Através desse feito histórico, a instituição busca conscientizar sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, em especial das córneas, e incentivar mais pessoas, mesmo em um momento de dor, possam contribuir autorizando a doação.
As profissionais que estão aptas a realizar a coleta de córneas no hospital são: A psicóloga Karina Vieira de Souza e a assistente social Luzinete responsáveis pelas entrevistas com a família e as enfermeiras Jaqueline Tonelli, Renata Barros e Eliane Moreira a realizarem o procedimento da coleta.