A Secretaria de Agricultura de Goioerê promoveu na última semana a reativação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A reunião ocorreu na Sala de Reuniões da Prefeitura e contou com a participação dos membros indicados por cada entidade para compor o Conselho.
O Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Koike, que também preside o Conselho, explicou sobre a lei nº 2945/2022 que estabelece a criação do Conselho e suas atribuições e responsabilidades. Durante a reunião, foram apresentadas as receitas do Fundo Municipal de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Rural, assim como o saldo disponível em conta.
Após votação, ficou definida a mesa diretora do Conselho, composta por:
- Presidente: Paulo Tadachi Koike (Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos – instituído pela lei);
- Vice-presidente: Gilson S. Croscato (representante do Rotary Club de Goioerê);
- 1º Secretário: Gilberto Shiguetaka Matushita (representante do Sindicato Rural Patronal de Goioerê);
- 2º Secretário: Amarildo Alves (representante do bairro Jardim Universitário);
- 1º Tesoureiro: José Marcelo de Jesus (representante da Procuradoria Jurídica do Município de Goioerê);
- 2º Tesoureiro: João Paulo Alba Mignaga (representante da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Goioerê).
Durante a reunião, Paulo Koike aproveitou para destacar as ações e planejamentos da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos em temas como estradas rurais, agricultura familiar, aterro sanitário, coleta seletiva, educação ambiental e compostagem.
Ao final do encontro, foram discutidos os objetivos e estratégias de atuação do Conselho para as demandas da cidade relacionadas à agricultura e ao meio ambiente.
Com a reativação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, espera-se fortalecer ações e políticas públicas voltadas para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável em Goioerê.