Os corpos de Felipe Furquim de Oliveira, 35 anos, Heitor Genowei Junior, 42, e do piloto Jonas Borges Julião, 37, serão velados em ato aberto ao público a partir das 10h deste sábado (8) no ginásio de esportes Amário Vieira da Costa, em Umuarama.
Antes, às 7h, haverá uma cerimônia íntima, somente para os familiares das vítimas, na Capela Mortuária da Umuprev. O sepultamento dos umuaramenses está marcado para as 17h, no Cemitério Municipal. Os corpos estão sendo transladados de carro, de Curitiba.
Felipe Furquim e Heitor Genowei Junior, o Juninho do Posto, eram passageiros do avião que caiu na região de mata atlântica na Serra do Mar, no litoral do Paraná. Jonas Borges pilotava a aeronave. Os corpos foram localizados em meio aos destroços do avião no início da tarde desta sexta-feira (7) pela força-tarefa que envolveu socorristas da FAB (Força Aérea Brasileira) e do Corpo de Bombeiros do Paraná.
Eles deixaram o aeroporto regional Orlando de Carvalho às 7h50 da última segunda-feira, com destino a Paranaguá. O pouso no destino estava previsto para as 10h30. Às 10h20 o monomotor sumiu do radar. De acordo com os bombeiros, foi nesse momento que aconteceu o desastre, a pouco mais de 20 quilômetros da pista de Paranaguá.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, a aeronave de pequeno porte foi localizada com a ajuda do sinal de GPS do relógio do piloto.
Felipe e Juninho eram servidores do governo do Estado. De acordo com a assessoria do Palácio Iguaçu, eles avaliariam a atracagem de futuros navios de turismo no litoral.
Entre 2019 e 2022 Felipe Furquim chefiou o escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT), antigo IAP, em Umuarama. Em 2022 passou para a chefia do escritório regional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). Em 2023, a convite do governador Ratinho Junior, assumiu como diretor da Casa Civil.
Ex-frentista, o empresário do ramo de distribuição de combustíveis e sócio de uma rede de postos Heitor Guilherme Genowei Júnior foi nomeado na quinta-feira (29) da semana passada para a função de diretor-presidente do Serviço Social Autônomo Viaje Paraná.
O piloto Jonas Borges Julião tinha era natural de Sete Quedas, no Mato Grosso do Sul, e morava em Umuarama. Era proprietário de uma empresa de instalação de ar condicionado automotivo, que leva seu nome, em frente ao Clube Português. O Aeroclube de Maringá publicou que Julião concluiu a formação de piloto privado em maio de 2022.
Os corpos devem ser velados em caixão fechado.
A FAB abriu inquérito para apurar as causas do acidente.
Fonte: Catve