Com o compromisso de cooperar com o desenvolvimento de todos, a Copacol incentiva a capacitação dos colaboradores por meio de cursos e treinamentos gerando o crescimento profissional de quem faz parte de uma das maiores cooperativas do mundo, reconhecida internacionalmente pela excelência na produção de alimentos.
Dentro da empresa, os colaboradores da Unidade Industrial de Aves de Ubiratã tiveram a oportunidade de participar do Curso de Eletromecânica, realizado pela Cooperativa, em parceria com a Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
As aulas foram ministradas por docentes na própria planta industrial. Ao todo 20 profissionais conquistaram a capacitação, receberam os diplomas e estão aptos a exercer uma nova função. “O que oferecemos é uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento aos colaboradores. É satisfatório participar desse momento de transformação de vidas, onde os profissionais conseguem dar um salto na carreira. Ficamos felizes com as histórias de progressão na carreira e conquistas realizadas com a contribuição diária em nossa Cooperativa”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.
O colaborador Carlos Eduardo de Lara Oliveira, com seis anos de atuação na Unidade Industrial de Aves em Ubiratã, foi o destaque da turma pelo desempenho e dedicação. Ele começou na empresa como controlador de acesso, passou para auxiliar de operação de máquina e hoje é operador de climatização. “Aproveitei todas as oportunidades ao longo da carreira na Copacol e agora estou em mais uma etapa. Fico muito satisfeito com o conhecimento adquirido. Estou pronto para assumir novas responsabilidades quando necessário”, afirma Lara Oliveira.
FORMAÇÃO
Durante um ano e oito meses de aprendizado, os colaboradores estiveram em uma intensa preparação para poder desempenhar atividades de manutenção industrial. Com uma das estruturas mais modernas do Brasil na avicultura, a Copacol tem uma grande demanda por profissionais especializados. Nas cidades de Ubiratã e Cafelândia ocorre o processamento diário de 750 mil aves pela Copacol: volume que representa trabalho e renda para o Oeste e o Noroeste do Paraná. Conforme as vagas forem surgindo, os profissionais capacitados têm grande possibilidade de promoção. “A tecnologia avança e precisamos de colaboradores capacitados para realizar a manutenção dos equipamentos que tornaram as atividades mais práticas. Estamos formando profissionais que têm uma oportunidade de crescimento dentro da empresa. É satisfatório ver o quanto cada um cresce por meio do cooperativismo”, diz o gerente de Manutenção da Copacol, Lucas Sgarioni.
PARCERIA
A Copacol conta com 16 mil colaboradores, que continuamente são incentivados a participar de cursos de qualificação, muitos deles em parceria com o Sistema Fiep e Senai. “Somos um braço educacional do sistema Fiep e estamos ao lado da indústria nesse processo de formação de profissionais altamente capacitados para a demanda existente”, afirma Gidião Araujo Monteiro, gerente de educação do Sistema Fiep regional Oeste.
Fonte: Copacol