A peça teatral “O Porcenteiro”, apresentada pelo Grutac, se transformou em livro e será lançado neste sábado, 16, às 19 horas no auditório da Associação Comercial.
O livro é uma edição comemorativa aos 40 anos do Grutac e os 35 anos da peça que projetou o grupo de teatro de Goioerê, que ficou conhecido nacionalmente pela peça inspirada no livro do escritor goioerense, o saudoso Antonio Bernardino de Sena.
A edição do livro é uma iniciativa de Adauto Mazonas que juntamente com o irmão Donizete, decidiram organizar o material sobre o Grutac, especialmente sobre a peça O Porcenteiro, que que foi o maior trabalho do Grutac, que ganhou projeção nacional e a colaboração da ex-integrante do Grutac, Marinalva Moutinho.
Com a peça “O Porcenteiro”, o Grutac participou de festivais pelo Brasil, ganhou prêmios, recebeu críticas, participou na época de um dos mais importantes projeto de teatro, o mambeibão, que circulava por São Paulo, Rio e Brasília.
“Essa história não poderia morrer nos arquivos do Grutac sem que a nova geração conheça a história do Grutac” –comenta Doni Mazonas, ao falar da edição comemorativa às duas importantes datas.
O livro traz as críticas, depoimentos dos atores, textos de Adauto e Donizete falando sobre a história do grupo e a montagem da peça O Porcenteiro, cujo texto foi criado a partir do romance de Antonio Sena. A peça de teatro é um recorte da obra literária, que aborda a questão agrária, a história social, política e econômica onde a exploração do homem do campo é a tônica da peça.
O elenco da peça estará presente no lançamento do livro, além de uma projeção do espetáculo, gravado na época, que em meados dos anos 80 colocou Goioerê no cenário nacional das artes cênicas.