Entre as novidades no Mega Feirão de Oportunidades que acontece até amanhã, sábado, 16, está o estande do Departamento Penitenciário (DEPEN) que está comercializando peças de artesanato e doces produzidos por um grupo de detentas da cadeia feminina de Goioerê, que fazem parte de um movimento humanizado desenvolvido dentro do sistema prisional.
São tapetes e utensílios de crochê de barbante, enfeites e canetas feitas de E.V.A, que elas produzem como resultado de cursos que realizam. Também estão à venda doces preparados pelas detentas no setor de cozinha.
Os lucros gerados com as vendas podem ser direcionados para programas de reabilitação e apoio à reinserção social, ajudando as detentas a construir um futuro melhor após o cumprimento de suas penas.
Trabalho que tem a frente a representante do Depen, Janaina, com o apoio da Delegada e equipe do Depen, onde desenvolvem um trabalho com foco na reinserção dessas mulheres à sociedade, principalmente, no econômico, para que possa sair qualificadas e conseguirem um trabalho. “A prisão pode ser um lugar de recuperação, aprendizado e crescimento pessoal” – destaca a representante do Depen.