Resultado de uma das melhores e ações desenvolvidas através do programa ambiental de limpeza, o EcoPonto, bem como o importante trabalho de prevenção e conscientização da Secretaria de Saúde, não foi registrado nenhum caso de dengue em Goioerê que, nos últimos anos chegou a registrar uma das maiores epidemia de dengue da região.
Com a proposta de eliminar todo tipo de material inservível que estavam sendo jogados em terrenos baldios ou sendo acumulado nos quintais das residências, resultando em criadouros do mosquito transmissor da dengue, o prefeito Pedro Coelho mobilizou todos os setores da administração em torno do Programa Ambiental EcoPonto, com a proposta de recolher todos os tipos de materiais inservíveis, como móveis velhos, sofás, guarda-roupa, fogão, entre outros, assim como garrafas plásticas, pneus, eletrodomésticos, e diversos outros, auxiliando a população a descartá-los, através do EcoPonto, uma vez que a maioria dos moradores não têm como descartá-los pois não têm como pagar carroceiro para fazê-lo.
Normalmente são materiais que acumulam água e podem se transformar em criadouros do mosquito transmissor da dengue, além de insetos, roedores, escorpiões, entre outros animais peçonhentos.
ECOPONTO. Um dos mais importantes programas ambiental já lançado em Goioerê através da administração municipal, o ECOPONTO lançado em julho e que tem como principal incentivador o prefeito Pedro Coelho que motivou e mobilizou uma grande equipe de funcionários envolvendo todas as Secretarias e Departamentos da Administração.
O lançamento aconteceu no último dia 29 de julho, no Jardim Curitiba, envolvendo também os bairros Vila das Candeias e Jardim América I, II e III. O mesmo acontecendo na Vila Guaira, Jardim Universitário, Jaracatiá, Bairro Santa Casa, Primavera e Jardim Lindóia.
Durante a realização do EcoPonto mais de 100 toneladas de materiais inservíveis foram recolhidos, incentivando o descarte consciente dos materiais inservíveis que estavam acumulados nos quintais e nas residências.
E, foi através do programa EcoPonto e da equipe da Secretaria de Saúde, envolvendo os agentes de endemias, que Goioerê chega ao final de 2017 com índice zero de registro de casos de dengue, o que não ocorria há muitos anos quando inclusive Goioerê chegou a registrar uma das maiores epidemias de casos de dengue em toda a região, exigindo inclusive a intervenção do Ministério Público.
A população atendeu a altura o chamamento da campanha ambiental EcoPonto
O prefeito Pedro Coelho acompanhou as ações
do EcoPonto em todo os bairros