O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios da Região de Campo Mourão (Condescom), abriu nesta quarta-feira (25), um curso de capacitação em BIM (Building Information Modeling) ou Modelagem da Informação da Construção. O projeto itinerante, denominado de “Jornada BIM”, tem como objetivo sensibilizar e capacitar gestores e servidores públicos municipais das áreas técnicas de Arquitetura, Engenharia e Construção.
O auditório da Comcam ficou completamente lotado com servidores de municípios da região de Campo Mourão e várias outras cidades do Paraná, incluindo cidades pertencentes também a Amerios (Associação dos Municípios Entre Rios) e Amenorte (Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná). O curso foi realizado durante todo o dia desta quarta e prossegue nesta quinta-feira (25), com palestrantes do Senai, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, entre outros. Também nesta quarta, municípios participantes do da capacitação receberam certificados do Projeto. Na ocasião, o presidente do Condescom, Edenilson Miliossi, prefeito de Barbosa Ferraz, fez assinatura de um termo de cooperação técnica com Instituto Municipalista de Inovação (IMI).
“O BIM é uma metodologia inovadora que permite a criação de projetos inteligentes a partir da simulação e construção virtual de empreendimentos. Isso garante mais assertividade na execução de obras ao simular diferentes soluções e corrigir possíveis erros. A modelagem colabora para sustentabilidade, através de análises de eficiência, impactos técnicos e financeiros, assim como permite a comunicação através de ferramentas tecnológicas utilizadas pelos setores envolvidos com arquitetura, engenharia e construção”, explicou a arquiteta da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Lorreine Vaccari.
Lorreine destacou que o Projeto Jornada BIM percorrerá todas as regiões do Paraná em caravana. “Serão percorridas todas as regiões para a aplicação do programa de capacitação, com o objetivo de ensinar gestores e servidores municipais e estaduais, em especial das áreas de Arquitetura, Engenharia e Construção Civil, a elaborar, contratar e fiscalizar estudos, projetos e obras em BIM”, ressaltou. “O objetivo é capacitar e estimular prefeituras na adoção da Modelagem da Informação da Construção, que ajuda na transformação digital de projeto e obras públicas”, complementou.
O presidente do Condescom, Edenilson Miliossi, comentou que a iniciativa vai gerar resultados positivos aos municípios, desde transparência nas obras públicas como economia aos cofres municipais, uma que com a metodologia implantada, a margem para abrir aditivos, por exemplo, em obras públicas é quase nula. “O processo de transformação digital de obras públicas garante a agilidade e também a transparência no processo”, ressaltou, ao destacar que o envolvimento dos municípios para adoção gradual do BIM é de ‘extrema’ importância. “Nós do Condescom estamos saindo na frente, uma vez que nosso engenheiro é especializado na área”, comentou Miliossi. De acordo com a Secretaria Infraestrutura e Logística, o Governo do Estado já capacitou mais de 28 mil servidores públicos com a metodologia BIM.
Da Bahia para o Condescom
Entre as várias lideranças regionais e autoridades políticas locais, a Jornada BIM que acontece na Comcam, trouxe o superintendente da UPB (União dos Municípios da Bahia), Elvin Cardoso Pontes. A entidade congrega 417 municípios da Bahia.
Pontes que conheceu a estrutura da Comcam e Condescom, elogiou o porte da entidade e organização. “Confesso que estou impressionado com o tamanho e abrangência da Associação”, falou ao citar, como exemplo, o setor de Engenharia da Comcam, que atender os 25 municípios da região.
Sobre a metodologia BIM, ele destacou que o tema é importante para a transparência das obras no setor público. No entanto, lembrou que os municípios devem fazer a sua parte buscando a implantação do método. “Essa busca deve ser feita em união”, observou. Ele ressaltou que sua vinda a Campo Mourão para o evento será uma troca de experiência a ele. “Assim como espero trazer algo de novo para apresentar aos municípios espero levar também para a Bahia”, acrescentou.
Programação
Nesta quinta-feira (26), o Jornada BIM será aberto às 9 horas, no auditório da Comcam. Serão abordados temas como: edital para contratação de projetos em BIM, termo de referência para contratação de projetos em BIM, e interação com o público que poderá sanar dúvidas participando com perguntas. O evento está previsto para ser encerrado às 12 horas.