Foi realizada no último domingo (5) a aplicação do Enem 2023. Pelo menos 71,9% dos inscritos compareceram no 1º dia de prova, segundo balanço preliminar do exame nacional divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
O ministro da Educação, Camilo Santana, disse: “Conseguimos reverter a tendência decrescente que havia nas inscrições até o ano passado”. Ainda acrescentou que “é um esforço que o governo tem feito para que os jovens realizem o Enem e também o sonho de entrar na universidade”. Santana também destacou que houve novidades como: provas coloridas e cartão-resposta ampliado para deficientes visuais.
Nessa edição do Enem, foram confirmadas 13,1% de inscrições a mais, em relação a 2022. Em comparação ao mesmo ano, houve leve aumento na presença no primeiro dia, o que provocou, portanto, uma queda na porcentagem de ausentes.
No recorte por estado, o Paraná registrou 166.517 inscritos para a prova. No entanto, pelo menos 26,4% dos inscritos se ausentaram no 1º dia, de acordo com balanço divulgado.
Como prevê o edital, aqueles que faltaram devido a doenças infectocontagiosas, por problemas logísticos ou que foram alocadas para fazer a prova em local com mais de 30 km de distância da residência informada na inscrição, poderão pedir nos dias 12 e 13 de dezembro para fazerem o Enem.
A previsão de divulgação do gabarito oficial e dos cadernos de questões, é de que ocorra até 24 de novembro no portal do Inep.
O Enem é uma porta de entrada ao ensino superior há mais de vinte anos. E avalia, ao fim da educação básica, o desempenho de estudantes.
Fonte: AgenciaBrasil
Colaboração: André Melchior