A Copacol manteve a certificação BAP/SPS (Best Aquaculture Practices, em Português, Boas Práticas de Aquicultura) após auditoria não anunciada na Unidade Industrial de Peixes realizada pela SGS do Chile. Seguindo de maneira rigorosa as normas, a estrutura da Cooperativa em Nova Aurora conquista a certificação pelo quinto ano consecutivo.
A certificação está baseada em quatro pilares: segurança de alimentos, bem-estar social, meio ambiente, saúde e bem-estar animal. Todos os elementos estão conectados por um sistema de rastreabilidade. “Conquistar essa certificação reforça o quanto estamos consolidados com a cultura da qualidade nos nossos processos, onde todos estão alinhados e estamos cumprindo os procedimentos”, comenta a gerente da Unidade, Laís Peça.
O auditor Mario Pastén esteve na Unidade para a verificação dos processos internos, desde a chegada do peixe nos tanques de depuração até a embalagem e expedição do produto final.
De acordo com a gerente de Qualidade da Copacol, Márcia Ferrari, são essas auditorias que dão sustentação ao sistema de gestão da qualidade da Copacol. “A manutenção dessa certificação é a validação de todos os procedimentos realizados dentro dos melhores critérios de qualidade e padrões de produção, estabelecendo e cumprindo os procedimentos adequados com as normas vigentes”.
UNIDADE MODERNA
Com instalações modernas, a Unidade Industrial de Peixes em Nova Aurora processa diariamente 150 mil tilápias, transformada sem filés e postas. A indústria em funcionamento há 15 anos tornou-se uma referência na atividade, pelo pioneirismo da Copacol no sistema integrado de peixes – o primeiro do Brasil. “As certificações alcançadas demonstram a qualidade no desempenho dos processos, possibilitando garantias de um produto seguro ao consumidor. Com essa confiança, o nosso cooperado mantém o rigor nos critérios de produção e alcança melhores oportunidades graças a conquista de mercados”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.