Por unanimidade dos vereadores, o projeto de lei de autoria da presidente da Câmara Municipal de Goioerê, Luci Alvino, que institui o ‘Dia Municipal de Doar’, foi aprovado nesta semana. A data será celebrada anualmente na primeira terça-feira após o Dia Nacional de Ação de Graças, que por sua vez é comemorado na quarta quinta-feira de novembro.
De acordo com a autora do projeto, essa ação tem o objetivo de incentivar a cultura de doação para fins de filantropia, mobilizar indivíduos, empresas, entidades e demais interessados por uma cidade mais generosa, voluntária e solidária, além de promover atividades relacionadas à data.
O Dia de Doar surgiu nos Estados Unidos em 2012, com o nome “GivingTuesday”, que significa “terça-feira da doação”. No Brasil, a data foi celebrada pela primeira vez no ano seguinte, por iniciativa do Movimento por uma Cultura de Doação e da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos). O Dia de Doar já conta com a adesão de mais de 20 países em todo o mundo.
Durante a explicação do projeto, Luci Alvino defendeu que o ato de doar humaniza e enobrece a sociedade, pois ao ajudar aqueles que mais precisam, fica clara a importância das pessoas acima do que é material.
“Para estimular essa reflexão e tornar a prática uma realidade, foi criado o Dia de Doar, uma grande campanha para promover a cultura de doação para fins de filantropia no Brasil e no mundo”, relatou.