A Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Goioerê divulgou esta semana os resultados do mais recente Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti (LIRAa), que apresentou um índice de infestação de 3,9. Esse número coloca Goioerê em um estado de alerta, considerando-se um risco médio para uma epidemia de dengue.
Clique aqui e fique bem informado
Durante o levantamento, foram identificados dois principais tipos de recipientes responsáveis pelo aumento do índice de infestação. O tipo B, que inclui vasos/frascos com água, pratos, pingadeiras, recipientes de degelo, bebedouros em geral, pequenas fontes e materiais em depósito de construção, representou uma parcela significativa dos focos do mosquito. Além disso, o tipo D2, composto por lixo como recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas e entulhos de construção, também contribuiu para a elevação do índice.
Os recipientes foram encontrados principalmente em residências, ressaltando a importância de medidas preventivas por parte da população. A remoção desses potenciais criadouros é necessário para reduzir o índice de infestação e, por conseguinte, minimizar a possibilidade de uma epidemia no município.
A Secretaria de Saúde reforça a necessidade de conscientização e colaboração da população para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.