Começou o campeonato mais equilibrado do planeta o Campeonato Brasileiro de Futebol. Serão vinte equipes jogando entre si, durante trinta e oito rodadas, garantindo muito futebol e emoção. Destaques da Primeira rodada:
Palmeiras
Eliminado do Campeonato Paulista nas semifinais, e na primeira fase da Copa Libertadores da América, o time paulista parece ter aproveitado bem as três semanas de folga de competições, se preparou bem para o jogo contra o Atlético Paranaense, e venceu bem por 4×0. Com o forte elenco o Palestra é um dos favoritos da imprensa especializada a conquista do título.
Santa Cruz
Depois de passar pela quarta divisão do futebol nacional, um dos mais tradicionais clubes do país vai se reerguendo. O Santa Cruz venceu o Campeonato Pernambucano, a Copa do Nordeste e liderado por Grafite, o Santinha venceu o Vitória por 4 x 1 em uma boa atuação que fez o time se animar com esta temporada.
1 x 0
A contagem mínima também foi destaque neste início de Campeonato Brasileiro, ela esteve presente em cinco dos dez jogos da primeira rodada. Flamengo, Atlético Mineiro, Coritiba, São Paulo e Fluminense venceram e garantiram os três pontos, mesmo não apresentando um futebol tão empolgante.
Atlético Paranaense
O Furacão pode ser considerado o destaque negativo da rodada. Apontado por parte da imprensa especializada como um dos favoritos as primeiras posições da tabela, o campeão paranaense de 2016 não viu a cor da bola no Alianz Arena.
Botafogo
É outro time de quem se esperava mais e no fim decepcionou neste início. A derrota para os reservas do São Paulo mostrou a fragilidade do elenco alvinegro e o time que acabou de voltar da Série B dá sinais que vai passar o ano fugindo do rebaixamento para a Segunda Divisão.