Na terça-feira (12), Goioerê recebeu o certificado de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf). O anúncio oficial foi feito pelo prefeito Betinho Lima, juntamente com o Secretário de Agricultura Paulo Koike, o vereador Fabiano Barboza e o diretor Marcelo Bastos na manhã desta terça-feira.
Para o prefeito Betinho Lima, esta é uma grande conquista para os produtores rurais de Goioerê, graças ao trabalho do diretor Marcelo, que há três anos vem trabalhando para que o Selo Susaf fosse implantado no município. Marcelo ressaltou que essa demanda nasceu do produtor de queijo, Julio Cezar, da Quarta Medição, que naquele ano recebeu uma proposta para que um mercado revendesse seus queijos em sua rede. Foi quando o produtor Julio procurou a Secretaria de Agricultura dizendo que outros municípios tinham o selo Susaf e por que Goioerê não poderia ter.
Segundo Marcelo, com o aval do prefeito e do secretário, levou a proposta ao vereador Fabiano Barboza, uma vez que, para Goioerê fazer a adesão ao certificado, era necessário mudar a lei orgânica realizar a atualização de portaria de defesa sanitária, trabalho político que o vereador realizou com o apoio de todos os vereadores.
Com a adesão, a Prefeitura poderá habilitar agroindústrias locais, familiares e de pequeno porte, que respeitam as normas do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) para a comercialização de seus produtos para cidades de todo o Paraná.
Entre os produtos que, a partir de agora, os produtores de Goioerê poderão comercializar em toda a região e no Paraná, estão o mel, queijo, embutidos e todo produto derivado de animal. O Secretário Paulo alerta que o produtor interessado em vender seus produtos deverá passar por uma vistoria e atender ao padrão sanitário para depois receber o selo.