O sistema Celular Seguro registrou 4.349 alertas na primeira semana de funcionamento, de acordo com balanço divulgado no fim da manhã de hoje pelo Ministério da Justiça. Elaborado pelo governo federal, o programa tenta reduzir a onda de furtos e roubos de smartphones pelo país.
São Paulo lidera com 1.125 bloqueios em uma semana, seguido do Rio de Janeiro, com 494, Pernambuco com 324, Bahia, com 308, e Minas Gerais, com 287. O Paraná é o décimo no ranking de aparelhos bloqueados, com 132.
Quase 798 mil CPFs se cadastraram na plataforma, que pode ser acessada tanto pelo aplicativo oficial quanto pelo computador. Foram quase 580 mil telefones incluídos no Celular Seguro. Já o número de pessoas de confiança beira os 529 mil registros.
Confira os estados que mais registraram bloqueios:
- São Paulo – 1.125
- Rio de Janeiro – 494
- Pernambuco – 324
- Bahia – 308
- Minas Gerais – 287
Funcionamento do Celular Seguro
A iniciativa do governo funciona como uma espécie de Boletim de Ocorrência turbinado. A proposta é que a vítima de furto ou roubo dispare um comunicado que é encaminhado para todas as empresas participantes do ecossistema. Atualmente, os principais bancos e as maiores operadoras de telefonia estão conveniados ao Celular Seguro.
Isso significa que o banco recebe a comunicação de furto/roubo e pode bloquear os acessos às contas daquele consumidor. A expectativa da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) é que o bloqueio ocorra em questão de minutos. O prazo seria de até 30 minutos para Banco do Brasil, Caixa, Sicredi e Bradesco.
Para participar, o usuário deve ter um perfil ou fazer cadastro na plataforma gov.br. Lá, é possível notificar casos de perda ou roubo e ainda registrar “pessoas de confiança”. É preciso lembrar que o bloqueio não ocorre imediatamente. Algumas operadoras dão prazo de até um dia útil, e bancos, até 30 minutos.
Até agora, apenas o Google, entre os principais desenvolvedores, assinou protocolo para adesão ao projeto, que contará no futuro com a possibilidade de bloqueio total do aparelho registrado.