A noite de quinta-feira, 18, foi marcada por uma linda homenagem ao casal goioerense, Leony Castilho & Aleixo Cionek, cujo pioneirismo de suas famílias se confunde com a história de Goioerê.
No próximo mês de fevereiro, dia 22, o pioneiro Aleixo Cionek completará 96 anos, e também em fevereiro, o casal celebrará 63 anos de casamento. Lembrando que se conheceram em Goioerê e aqui casaram no dia 13 de fevereiro de 1961. Tiveram os filhos Jackson (1964), Jefferson (1966), Ben Hur (1970) e Alexander (1971), e os netos Thomas (1997), Josias (1998), Christiane (1999), Stephany (2001) e Jessica (2001).
Seu Aleixo chegou a Goioerê em 1954, arrendou o posto de gasolina do Americano por dez tambores de diesel ao mês. Nesta época, o combustível era adquirido em Campo Mourão. A vida estava difícil, mas com a vinda de seu irmão para tocar os negócios, trouxeram muitas alegrias. Seu irmão Bonifacio também gostou muito e dizia: “Viver em Goioerê é como um eterno dia de Domingo”. Os negócios foram um sucesso, e dois anos após isso, negociaram a compra do posto com o americano. O pai de Leony, o pioneiro Alcides Moreira de Castilho, vendia pães e também foi o primeiro carpinteiro de Goioerê, que construiu as primeiras casas nesta cidade.
Toda essa história foi o tema de uma linda homenagem preparada pela Associação de Pioneiros de Goioerê e pela família. O evento ocorreu na Casa da Memória, que leva o nome do pai de dona Leony – Casa da Memória Alcides Moreira de Castilho. O público, formado por pioneiros e membros da família, esteve presente, juntamente com os filhos do casal Ben Hur e Alex Cionek e o neto Josias, que encerrou a homenagem com uma linda música de sua autoria, dedicada aos avós.
Devido à debilidade de saúde de seu Aleixo Cionek, o casal não esteve presente no evento, mas assistiu de casa à homenagem que foi transmitida ao vivo através da live do Goioereeassim, disponível na página do Facebook para quem quiser assistir e conhecer um pouco da história dessa família.
A pioneira Alaide Martins falou em nome dos amigos, relatando algumas passagens interessantes e divertidas cheias de emoção, ela que é amiga do casal desde a juventude.
Representando o prefeito Betinho Lima, o chefe de Gabinete, Marcio Bonesi, também amigo da família, fez um depoimento e entregou uma placa, recebida pelo filho Ben Hur Cionek.
O presidente da Associação Goioerense dos Pioneiros também falou da importância que o casal representa para a história de Goioerê e entregou uma placa em homenagem em nome dos pioneiros.
Um vídeo com fotos, apresentações dos filhos e netos, e um depoimento do filho Jackson foi assistido pelos presentes e transmitido na live. Um momento de reflexão misturado com alegria e saudosismo levou muitos a não conter as lágrimas em uma homenagem que os filhos fizeram questão que acontecesse em vida para os pais.