No último domingo, 3, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) anunciou que a Toyota vai investir R$11 bilhões para as suas montadoras no Brasil. A expectativa é que a iniciativa crie 2 mil empregos nos próximos anos. Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, disse que irá comparecer a um evento em Sorocaba, São Paulo, na terça-feira, 5, onde a fabricante de carros japonesa irá formalizar o anúncio do investimento.
O investimento, segundo o vice-presidente, foi incentivado pelos programas Mover e Combustível o Futuro, ambos do governo federal e voltados para o setor automobilístico no território nacional. O governo federal lançou o Mover (Programa de Mobilidade Verde e Inovação) que prevê R$ 19 bilhões de incentivos fiscais em 5 anos para empresas automotivas que investem em descarbonização. A iniciativa substituiu o antigo projeto Rota 2030.
Já o Combustível do Futuro cria um novo marco regulatório para biocombustíveis, com ações nas áreas de automóveis individuais, transporte de carga e aviação. Uma das ações é aumentar o limite máximo de mistura de etanol anidro na gasolina comum, passando dos atuais 27,5% para 30%. Já no diesel, o ritmo de elevação da adição de biodiesel é de 1 ponto percentual a mais por ano. Ambas propostas do governo foram lançadas no final de 2023 e atualmente tramitam no Congresso Nacional.
Fonte: Roma News.