A Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Goioerê iniciou os trabalhos em torno da ampliação do cemitério que até o final do ano vai necessitar de uma solução.
Atualmente o cemitério conta com cerca de 150 espaços para novas sepulturas. A situação só não é mais crítica, uma vez que que cerca de 80% dos túmulos possuem gavetas reservas. Além disso, a administradora do cemitério, Neide Magalhães, vem realizando trabalho de conscientização com as famílias que necessitam de uma sepultura, para que utilizem o cemitério de Jaracatiá.
Segundo Neide, é difícil prever quando o cemitério ficará com todos os espaços utilizados já que as gavetas reservas das sepulturas existentes pode prolongar a vida útil do cemitério. Para se ter uma ideia, em 2017 foram realizados 242 sepultamentos, número que se mantém aproximado nos últimos anos. No entanto, grande parte das famílias já tinham túmulos no cemitério, o que evitou aberturas de novas covas.
Entre as cerca de 150 espaços que existem no cemitério municipal, cerca de 40 estão localizados na nova área, que está quase com sua capacidade esgotada. Os demais espaços estão espalhados pelo cemitério e estão localizados, principalmente na parte mais antiga, onde a falta de planejamento deixou espaços largos entre as sepulturas, e que agora estão sendo utilizados.
NOVA ÁREA. O projeto para ampliação do cemitério, envolve a aquisição de uma nova área, localizada no fundo do cemitério. Segundo a secretária de Planejamento, Les Nuccia, a Prefeitura vai iniciar os estudos ambientais do local para que seja aprovado pelo IAP.
As negociações com o proprietário da área, que envolve mais de 1.500 m2, já foram iniciadas. Les explica que não há problema pelo fato de ser uma área de preservação ambiental, uma vez que pela Lei Ambiental, a Prefeitura poderá destinar uma nova área de preservação legal, compensando a que será utilizada.
Se a compra do lote for efetivada, além da ampliação do cemitério, os moradores do Jardim América serão beneficiados com a abertura de uma rua ligando o Jardim América ao Galiléia.