A prefeitura de Boa Esperança manteve uma tradição antiga realizada durante a Semana Santa: a distribuição de aproximadamente cinco toneladas de peixes para moradores do município, incluindo pessoas da área rural e dos distritos de Paranaguaçu e Alto Palmital.
A entrega foi feita nessa quarta-feira, 27, no Parque do Lago, onde os peixes são criados e foram pescados nesta semana, justamente para servir os moradores. Foram doados dois peixes pequenos ou um grande para cada família, das espécies tilápia, bagre, matrinchã e pacu.
Agentes de Saúde do município visitaram moradores acamados e com problemas de locomoção para fazer a entrega em domicílio.
De acordo com o prefeito de Boa Esperança, Joel Buscariol, os peixes são distribuídos todo ano, apenas à população identificada como sendo do município. Segundo ele, as pessoas são identificadas por meio de documentos para evitar que moradores de outras cidades sejam atendidos indevidamente.
Ainda segundo o prefeito, o objetivo é conservar a tradição durante a Semana Santa em que os cristãos substituem o consumo de carnes por peixes. “Muitos moradores carentes da cidade não teriam condições de comprar peixes, por isso a importância nessa ação”, explicou, ressaltando, porém, que as doações são feitas para todos os moradores, sem distinção.
A pesca no lago da cidade é liberada de quinze em quinze dias. Os peixes são adquiridos pelo município na fase juvenil e alimentados até atingir tamanho e peso considerado ideal para pesca.
Fonte: TaSabendo.