O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), coloca em alerta laranja mais de 260 cidades do Paraná até amanhã, terça-feira (16). De acordo com o comunicado do Inmet, essas 263 cidades correm o risco iminente de enfrentar chuvas intensas, com uma precipitação prevista entre 30 e 60 mm por hora, ou até mesmo entre 50 e 100 mm ao longo do dia.
O alerta laranja para tempestades adverte sobre a possibilidade de queda de granizo e ventos extremamente intensos, variando entre 60 a 100 km/h. Sob estas condições meteorológicas adversas, as comunidades estão sujeitas a cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e raios.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), um sistema de baixa pressão atmosférica, combinado com ventos em diferentes níveis da atmosfera, está contribuindo para o desenvolvimento de áreas de instabilidade. Portanto, as chuvas podem ocorrer a qualquer momento, sem um padrão específico de horário.
As regiões impactadas por este alerta abrangem a Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Centro-Sul Paranaense e Centro Oriental Paranaense.
Além disso, o Inmet forneceu quatro orientações importantes para a população se precaver durante os temporais e ventanias, considerados de perigo devido à severidade das chuvas intensas:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: Massa News