Uma nova lei sancionada pelo Governador Ratinho Junior garante um benefício especial aos eleitores que se voluntariarem para atuar como mesários nas eleições do Paraná. A partir de agora, esses eleitores terão direito a meia-entrada em eventos culturais e esportivos em todo o estado.
A medida foi aprovada pela Assembleia Legislativa e publicada ontem, segunda-feira, 22, como parte de um projeto de autoria do deputado Alexandre Curi. O benefício tem validade de dois anos a partir do processo eleitoral em que o eleitor atuou, sendo retroativo aos mesários das eleições de 2022.
Para usufruir da meia-entrada, o eleitor nomeado como mesário deverá comprovar sua participação em todos os atos para os quais foi nomeado, tanto no primeiro quanto no segundo turno, se houver, mediante certidão expedida pela Justiça Eleitoral.
A lei estabelece que o benefício se aplica a casas de diversões que realizem uma variedade de espetáculos, incluindo musicais, artísticos, circenses, teatrais, cinematográficos, entre outros. A meia-entrada corresponderá a 50% do valor do ingresso cobrado, sem restrição de data ou horário.
Essa iniciativa visa não apenas reconhecer o importante papel dos mesários nas eleições, mas também incentivar a participação cívica e promover o acesso à cultura e ao esporte para todos os eleitores paranaenses.
Para ser um mesário voluntário, acesse o link