Professores estaduais sindicalizados na APP-Sindicato, em votação remota realizada na tarde de sábado (25), decidiram pela deflagração de uma greve a partir do dia 3 de junho. A mobilização, aprovada por cerca de 90% da categoria, é uma resposta ao projeto “Parceiro da Escola”, proposto pelo governo que visa terceirizar a gestão de 200 escolas no Paraná.
O projeto, que deve ser apresentado nos próximos dias na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), gerou forte reação por parte dos educadores. A principal preocupação da categoria é o destino das verbas públicas e a entrega da administração das escolas à iniciativa privada, com foco em interesses comerciais.
Apenas a Escola Estadual Moreira Salles, da região de Goioerê, está incluída no projeto que tem como proposta implementar melhorias nas escolas estaduais por meio da contratação de empresas especializadas em gerenciamento educacional. Atualmente, duas escolas já estão sob gestão terceirizada, mas o governo pretende expandir o modelo, apesar das críticas recebidas pelos educadores.