Com apenas 15 anos, Isabela de Sá Leal é uma goioerense que aos 4 anos começou a desenhar e nunca mais parou. A brincadeira acabou virando coisa séria e ela já ilustrou dois livros infantis e está ilustrando mais cinco livros. Muito trabalho? Não para Isabela que tem um dom nato para o desenho, muito criativa e autocrítica, o que lhe faz se aperfeiçoar a cada novo traço.
A adolescente ilustradora é responsável pelas capas e desenhos internos dos livros “O Elefantinho Cor de Rosa”, do escritor Donizete Chaves, e o livro “Nina e Rick: Sapinhos Encantados”, da escritora Edna Filipin, que será lançado no mês de agosto na Bienal do Livro. Atualmente está trabalhando em cinco livros: dois de Donizete Chaves e outros três de um escritor de Campo Mourão.
PROFESSORES CHAMAVAM A ATENÇÃO
Isabela começou a desenhar quando tinha 4 anos incentivada pelo pai que brincava com ela de desenho. Na escola, as folhas de seus cadernos eram todos desenhados, o que fazia com que os professores chamasse a atenção da mãe Cristina, nas reuniões de pais. O que os professores não sabiam é que os desenhos era a forma de memorização das matérias. “Quando eu olhava o desenho lembrava da matéria que o professor tinha dado em sala de aula” – conta Isabela. E suas notas eram excelentes, tanto que foi aprovado em 1º lugar no curso de técnico em informática no IFPR.
O desenho também foi para Isabela uma forma de passar o tempo na escola, pois não gostava de ficar conversando com amigas, e então desenhava nos intervalos.
BRINCADEIRA QUE VIROU TRABALHO
Mas seus desenhos deixaram o anonimato até o dia que chamou a atenção da escritora Edna Filipin, que viu o desenho que fez em seu livro “Chapeuzinho Encantado”. Na última página do livro tinha um espaço para que as crianças desenhassem algo sobre o que tinham entendido do livro.
A escritora Edna Filipin, que trabalha com a mãe de Isabela, no Núcleo Regional de Educação, perguntou para Cristina se a sua filha não poderia ilustrar um material pedagógico. Isabela ilustrou e desse primeiro trabalho veio o convite para ilustrar seu segundo livro, “Nina e Rick: Sapinhos Encantados”, que será lançado em agosto. Neste período, o escritor Donizete Chaves, que também trabalho do Núcleo de Educação, pediu para que Isabela ilustrasse seu livro “O Elefantinho Cor de Rosa”, lançado em dezembro último. Experiências que rendeu fama para Isabela e chegou em Campo Mourão, onde foi convidada a ilustra mais três livros.
E se os desenhos de Isabela chamam a atenção, é porque ela buscou se aperfeiçoar. Fez um curso de desenho na Casa da Cultura, onde conheceu a mesa digital, que passou a utilizar para desenhar. “Através dela consigo aperfeiçoar meus traços” – conta, e depois também fez um curso rápido de desenho de moda, onde também fez novas descobertas.
Com o dinheiro que ganha fazendo suas ilustrações a jovem investe em seu trabalho e apesar de estar fazendo informática, seu sonho é cursar animação ou ilustração. “Quero trabalhar com o que gosto de fazer” – completa a jovem e talentosa ilustradora Isabela.