Na tarde desta quinta-feira, 8, foi dado início ao ciclo de palestras da ExpoGoio 2024, com a participação do presidente da Sociedade Rural, Rodrigo Fortis, e da equipe do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) de Campo Mourão e Goioerê. O evento, parte da 37ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Goioerê, começou com uma palestra sobre “Boas Práticas na Produção Orgânica de Olerícolas”, ministrada por Felipe Alvares Spagnuolo, engenheiro agrônomo do IDR-Paraná.
Ainda durante a tarde, os agricultores Fabiana Rodrigues Pontes Bezerra e Reinaldo Maciel Bezerra Junior compartilharam suas experiências sobre “Produção de Orgânicos em Olericultura e Agroindústria”. A programação do dia foi concluída com uma palestra sobre “Desenvolvimento Agropecuário Regional”, parte do Encontro de Secretários Municipais de Agricultura, ministrada pelo Secretário Estadual da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza.
O ciclo de palestras da ExpoGoio 2024 prossegue até sábado, 10, com uma programação diversificada. Na sexta-feira, 9, as atividades começam às 9h30 com Stephan Motter, que abordará “Estratégias para Comercialização de Grãos”. Em seguida, Rodrigo Trage falará sobre “Ferramenta para Operação nos Mercados Futuros”, e Luiz Renato Lazinski apresentará as “Tendências Climáticas Safra 2024/2025”. À tarde, Cassiano Plazza discutirá “Energia Solar: Uma Alternativa de Renda na Propriedade Rural”, e Luís Eduardo Salvatico fechará o dia com a palestra “Você Maneja Melhor Aquilo que Conhece”.
No sábado, 10, o ciclo se encerra com duas importantes palestras: Jorge Maurina da Silva abordará a “Experiência em Sistemas de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta no Noroeste do Paraná”, e Dr. José Luís Moletta discutirá a “Raça Purunã: Tipificação de Carcaças”. O encerramento será marcado pelo Encontro de Mulheres do Agro, com a palestra “O Agro Também é Delas”, apresentada por Sirlei Benetti, CEO do portal SouAgro.net.
Com essa programação, a ExpoGoio 2024 reafirma seu compromisso com a disseminação de conhecimento e o fortalecimento do setor agropecuário na região.