O espetáculo Circo Tempo de Alegria, realizado na última semana na Aceng, trouxe emoção e magia ao público de Goioerê. Com um cenário vibrante e figurinos impecáveis, o show celebrou o mundo encantado do circo, com palhaços, domadores de leão, equilibristas e muito mais, interpretados por alunos de diversos cursos culturais da cidade. As apresentações atrairam pais, familiares e a comunidade, que se encantaram com a beleza das coreografias e o envolvimento dos jovens talentos.
O evento, que também marcou o encerramento das atividades da Secretaria de Cultura para 2024, foi especialmente protagonizado por crianças beneficiadas pelo Projeto Apoio Cultural da Copacol em parceria com a Secretaria de Cultura de Goioerê.
A grandiosidade do espetáculo foi aplaudida pelo público e coroou o trabalho de excelência da equipe da Secretaria de Cultura, sob a liderança do secretário Dhionata Macena, que organizou uma noite memorável, marcando também o trabalho de Dhionata e sua equipe nesta gestão que se finda.
A história gira em torno de um palhaço aposentado que descobre, em uma criança, a esperança de um futuro mais alegre. Juntos, eles embarcam em uma jornada repleta de aventuras, risos e muitas palhaçadas. “Ver essa apresentação feita pelas crianças que participam do Apoio Cultural é um orgulho para nós. Um dos princípios do cooperativismo é o apoio à comunidade e é o que nós, da Copacol, fazemos com tanto carinho a partir desses projetos nos municípios onde estamos inseridos”, afirma a assessora de Cooperativismo da Copacol, Elizete Lunelli Dal Molin.
O espetáculo envolveu 300 crianças e adolescentes que participam das atividades da Casa da Cultura de Goioerê pelo projeto Cultura e Desenvoltura Copacol em atividades de ginástica geral, dança, artes, teatro e balé, que conta com incentivos da Cooperativa, por meio do Projeto Apoio Cultural. A apresentação teve a coordenação geral e direção de Dhionata Macena; e texto e direção da professora Ana Paula Reis.
Laura Mendonça, de 14 anos, participa do balé e ginástica geral há cinco anos. O desenvolvimento na vida da adolescente é notável. “Ela era tímida e não gostava de participar desse tipo de atividade. Hoje vemos ela brilhando no palco e isso é incrível. O Apoio Cultural da Copacol é um diferencial na vida de todas essas crianças. Para nós, é uma emoção vê-las participando e desenvolvendo talentos”, afirma a mãe da adolescente, Viviane.
Comprometimento com o futuro e com a formação das novas gerações faz parte da Copacol, que marca presença no setor agro e dentro dos palcos, gramados e quadras esportivas por meio do Projeto Apoio Cultural: em 16 municípios, quatro mil crianças estão matriculadas em 28 modalidades, como futebol, capoeira, dança, desenho artístico, música, teatro, arte circense e fanfarra. “Em cada uniforme estampado com a marca da Copacol existe a nossa essência, tem o esforço do cooperado e a dedicação do colaborador. É um grande orgulho ver pelas cidades projetos que recebem crianças e adolescentes interessados em aprender algo novo, buscando uma vida melhor por meio da arte, da cultura e da educação. É emocionante saber que isso tem impacto positivo, que deixa um legado sobre caráter, ética e compromisso, contribuindo para uma sociedade mais justa”, diz o diretor-presidente, Valter Pitol.
São mais de cinco mil itens, só neste ano, destinados para crianças e adolescentes que participam do Apoio Cultural no Oeste e Sudoeste do Paraná.