Iniciativa em parceria com a Uniguaçu busca facilitar a adaptação e inclusão social de imigrantes
Na noite de sexta-feira, 08 de novembro, a sede da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP em Palotina foi palco da formatura de 19 imigrantes que concluíram o Curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros, projeto desenvolvido pelos Comitês Mulher e Jovem, em parceria com as agências da cooperativa e a Uniguaçu.
Reunindo alunos de diferentes nacionalidades, o curso proporcionou 40 horas de aulas com foco em gramática, leitura e oralidade, além de oferecer ferramentas para facilitar a integração dos participantes ao mercado de trabalho e à cultura brasileira.
O programa, que começou em setembro, incluiu 30 horas de encontros presenciais, realizados semanalmente na Uniguaçu ao longo de 10 semanas. Cláudia Bonatti, gerente de desenvolvimento do cooperativismo na Sicredi, destacou a importância do curso e revelou planos para o próximo ano.
“Queremos continuar com o projeto, com turmas intermediárias e avançadas, ampliando o suporte e a inclusão dos imigrantes na comunidade”, conta Cláudia. A formatura foi um momento de celebração e reafirmação do compromisso da cooperativa com a inclusão e o desenvolvimento local na região, reforçando a visão de uma comunidade mais acolhedora e conectada.
O presidente Jaime Basso, ressaltou a importância da inclusão que o projeto traz. “A Sicredi faz parte da vida da sociedade local e com isso temos a missão de estarmos próximos, entender as necessidades e cooperar para uma vida mais próspera onde estamos. E o incentivo a aprender a língua portuguesa é uma forma de inclusão, com certeza”, afirmou.