O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) emitiu um alerta para motoristas sobre um golpe aplicado por SMS, que já fez várias vítimas no estado. Na região, o caso mais recente ocorreu em Campo Mourão, envolvendo um condutor enganado pela falsa mensagem.
O golpe consiste no envio de um SMS que afirma que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do destinatário está com processo de suspensão em andamento. A mensagem inclui um link que redireciona para uma página falsa, semelhante ao site oficial do Governo Federal (https://www.gov.br/). Após preencher os dados solicitados, a vítima visualiza informações aparentemente reais sobre sua situação e é induzida a clicar na opção “regularizar”, gerando uma taxa fraudulenta.
O Detran/PR reforça que não envia mensagens solicitando pagamentos ou dados pessoais por SMS e que todos os contatos oficiais são realizados pelos canais de comunicação legítimos.
Orientações do Detran/PR para evitar o golpe:
- Não clique em links externos sem verificar a autenticidade por meio dos canais oficiais, como o site www.detran.pr.gov.br;
- Não realize pagamentos de guias recebidas via SMS;
- Denuncie o site fraudulento ao Google em https://safebrowsing.google.com/safebrowsing/report_phish/;
- Caso seja vítima do golpe, registre um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.
Se dados de login e senha tiverem sido inseridos no site falso, o Detran/PR orienta que a vítima altere imediatamente sua senha e ative sistemas de segurança, como o login em duas etapas, para proteger suas informações.
O órgão reforça a importância da conscientização para evitar que mais pessoas sejam prejudicadas por essa prática criminosa.