Encontro reúne cerca de 100 líderes para avaliação de projetos e organização de ações para 2025
No início do mês, a sede da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP em Palotina recebeu cerca de 100 líderes e colaboradores durante o planejamento anual dos Comitês Mulher e Jovem. O evento teve como objetivo avaliar as ações realizadas ao longo de 2024, aprofundar o aprendizado sobre iniciativas de impacto social e traçar uma agenda ativa para o próximo ano.
Com 29 Comitês Mulher, que somam 550 membros, e 14 Comitês Jovem, com 200 participantes, o encontro reforçou o papel estratégico desses grupos em promover mudanças positivas nas comunidades do Paraná e São Paulo, com destaque para cinco projetos: Língua Portuguesa para Estrangeiros, em Palotina, Confecção de Lençóis para a Santa Casa, em Ubiratã, Tampinhas que Mudam Vidas, em Santo André, Revitalização da horta do CMEI Bonifácio Cionek, em Goioerê, e o projeto Impulsionando Sucessos, em Palotina.
“É diferente quando você coloca a mão na massa, busca parceiros e se reúne para fazer junto. Nosso gesto ajudará muitas pessoas!”, afirmou Josiane Oliveira, líder do Comitê Mulher de Ubiratã, sobre o trabalho com os lençóis para a Santa Casa.
Construção coletiva e fortalecimento da governança
A programação contou ainda com a participação da Escola da Criatividade, representada por Jean Sigel, que auxiliou os comitês na construção de estratégias para 2025. “As ações que compõem um projeto de impacto são simples e atendem necessidades pontuais. O planejamento conjunto é essencial para o sucesso”, destacou.
Jaime Basso, presidente da cooperativa, reforçou a importância da atuação dos comitês. “A participação ativa na sociedade onde estamos inseridos tem uma força incrível. Fica nosso agradecimento para a cooperação”.
Claudia Bonatti, gerente de cooperativismo e sustentabilidade na Sicredi, pontuou o avanço dos comitês na organização de suas ações. “Esse encontro representa mais um passo na busca da maturidade dos nossos comitês. Com projetos bem estruturados e voltados para as reais necessidades locais, é possível transformar a sociedade de forma mais significativa”.