Com o objetivo de promover avanços tecnológicos e disseminar conhecimento entre os cooperados, a Copacol deu início à 34ª edição do Dia de Campo de Verão, realizada de terça a quinta-feira no Centro de Pesquisa Agrícola (CPA), em Cafelândia. O evento reúne produtores rurais para apresentar tecnologias e manejos que impulsionam a produtividade, mesmo em períodos desafiadores.
Neste ano, o CPA comemora uma década de atuação, destacando-se como referência em pesquisa agrícola no Paraná. “Quando investimos na estrutura do CPA, nosso objetivo era testar tecnologias e orientar nossos cooperados. Fomos muito além, com projetos que incentivaram o manejo exemplar e geraram resultados acima da média estadual, proporcionando evolução contínua e melhores rendimentos aos produtores”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.
Resultados da pesquisa agrícola
Instalado em uma área de 84 hectares, o CPA desenvolveu, em 2023, 183 relatórios de pesquisa, além de análises de sementes, controle de qualidade de fertilizantes e mais de 10 mil parcelas experimentais a campo. Os resultados das análises são compartilhados continuamente com os cooperados e em momentos marcantes, como o Dia de Campo de Verão.
“Preparamos este evento para fornecer informações técnicas essenciais aos produtores. Orientamos sobre manejo, tecnologia e também sobre o mercado agrícola, ajudando o cooperado a tomar decisões assertivas em cada safra, tanto na compra de insumos quanto na comercialização da produção”, destaca o gerente técnico do CPA, João Maurício Roy.
Destaques da programação
A área experimental do evento conta com cinco tendas temáticas e uma vitrine de cultivares de soja. Entre os assuntos abordados estão:
- Manejo de plantas daninhas e sistemas agrícolas;
- Utilização de fungicidas multissítios;
- Controle de insetos na cultura da soja;
- Estratégias para aumentar produtividade e lucratividade.
Além disso, o evento conta com palestras ministradas por especialistas renomados, como Étore Baroni, da StoneX, que analisa cenários e tendências do mercado agrícola, e Henrique Debiase, da Embrapa Soja, que aborda estratégias de manejo da fertilidade do solo.
Benefícios para os produtores
O cooperado Leonir Luís Dalmagro, de Cafelândia, destaca a importância do evento: “A Cooperativa nos proporciona um conhecimento que reflete diretamente na evolução das nossas propriedades. Os resultados das pesquisas nos ajudam a produzir mais e melhor. É muito gratificante participar de momentos como este.”
CPA: uma década de inovação
Inaugurado em 14 de janeiro de 2015, o CPA consolidou-se como um centro estratégico de inovação, contribuindo para a agricultura estadual e promovendo a qualidade de vida dos produtores. Entre os projetos de destaque estão os que elevaram a produtividade da soja e do milho, com metas audaciosas que foram superadas ao longo dos anos.
“Comemorar os 10 anos do CPA é motivo de grande alegria. Ele representa um diferencial para o produtor rural, oferecendo informações de alta qualidade técnica e confiabilidade, essenciais para aumentar a produtividade e a lucratividade”, conclui Valter Pitol.
O Dia de Campo de Verão da Copacol reafirma seu compromisso com o fortalecimento da agricultura e o desenvolvimento sustentável, sendo um exemplo de como inovação e cooperação geram resultados excepcionais no campo.