Distritos, cidades e regiões que antes eram acessíveis apenas por estradas de terra estão sendo transformados em todo o Paraná, com mais de 1,6 mil quilômetros de obras de pavimentação em rodovias e vias rurais. Desde 2019, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 1,5 bilhão para melhorar a infraestrutura viária, capilarizando o desenvolvimento econômico e promovendo a mobilidade de centenas de milhares de paranaenses.
As obras abrangem desde estradas vicinais, fundamentais para o escoamento da produção agrícola de comunidades rurais, até rodovias estaduais que aguardavam há décadas pela chegada do asfalto. A pavimentação dessas vias também facilita o acesso a serviços públicos, como saúde e segurança, além de contribuir para a frequência escolar, evitando que crianças e adolescentes fiquem sem aulas em dias de chuva.
Grande parte dos avanços é resultado do programa Estradas da Integração — oficialmente chamado de Estradas Rurais Integradas aos Princípios e Sistemas Conservacionistas. A iniciativa já pavimentou 1.350 quilômetros em parceria com centenas de prefeituras, com R$ 521 milhões investidos diretamente, beneficiando cerca de 100 mil famílias em distritos rurais.
O programa continuará em expansão: nos próximos meses, a expectativa é dobrar o total de estradas pavimentadas, com mais 1 mil quilômetros em obras e um investimento de cerca de R$ 2 bilhões. Nesta nova etapa, a prioridade será atender regiões com alta produção de leite, suínos e frangos, fortalecendo a logística entre as propriedades rurais e os centros de processamento, como frigoríficos e queijarias. O objetivo é baratear a cadeia produtiva e impulsionar a geração de empregos e renda em todo o Estado.
Rodovias estaduais também ganham novo ritmo
Além das estradas rurais, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) também tem trabalhado na pavimentação de rodovias estaduais. Nos últimos seis anos, oito rodovias de terra receberam asfalto, somando 192 quilômetros. Entre os destaques está a pavimentação da Estrada Boiadeira, ligando Icaraíma a Umuarama, na região Noroeste, estratégica para o agronegócio local.
Atualmente, o DER-PR conduz duas licitações para novas pavimentações, com investimentos de mais de R$ 226 milhões. As obras incluem 21 quilômetros entre Cafelândia, Nova Aurora e Tupãssi (PR-574 e PR-575) e 19 quilômetros entre Mato Rico e Roncador (PR-239).
Com o fortalecimento da infraestrutura viária, o Paraná consolida seu papel como um dos maiores polos de produção agroindustrial do Brasil, levando desenvolvimento a todas as regiões do Estado.