Temperaturas podem cair abaixo de 5ºC em várias regiões; Simepar alerta para risco de geada e ativa serviço de monitoramento para agricultores
O Paraná deve registrar nesta terça-feira (29) a primeira geada de 2025, segundo previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A formação do fenômeno climático dependerá de uma combinação específica de fatores: céu claro, baixa umidade relativa do ar, ausência de vento e temperaturas abaixo de 5ºC — uma verdadeira “receita de bolo” para a geada, como explicam os meteorologistas.
A mudança no tempo começou nesta segunda-feira (28), impulsionada pela passagem de uma frente fria pelo oceano em direção ao Sudeste. “O avanço dessa frente fria trouxe maior cobertura de nuvens entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, com possibilidade de garoa e queda de temperatura em todas as regiões”, destaca Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar.
Com a atuação de uma massa de ar frio e seco ao longo da semana, o Paraná deverá ter madrugadas geladas e tardes mais amenas ou quentes, fenômeno conhecido como amplitude térmica. Porém, esta terça-feira será marcada por temperaturas ainda mais baixas do que as já registradas neste ano.
“Diferentemente de outros sistemas, essa frente fria é seguida de uma massa de ar com características polares, típica do outono, já em transição para o inverno”, explica Júlia.
Regiões mais afetadas
As temperaturas mais baixas devem ser registradas no Sudoeste, Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba, onde os termômetros podem marcar valores abaixo dos 10ºC. Cidades como Pinhão e Guarapuava devem amanhecer com temperaturas entre 5ºC e 6ºC.
O destaque fica para o sul do Paraná, em municípios como Palmas, General Carneiro, Clevelândia e União da Vitória, onde há risco elevado de formação de geada, com mínimas próximas dos 5ºC.
Entre terça e quinta-feira, poderá haver geada fraca ao amanhecer, especialmente na terça-feira, devido à ausência de nuvens. A partir de quarta, a circulação atmosférica do oceano deve aumentar a nebulosidade e reduzir, progressivamente, o risco de geadas, sem eliminá-lo por completo no interior e no sul do Estado.
Durante a tarde desta terça, as máximas devem variar entre 20ºC e 23ºC na maior parte do Paraná, podendo chegar a 25ºC ou 26ºC nas regiões Norte e Oeste.
Já na sexta-feira, cidades como Paranavaí, Loanda, Foz do Iguaçu, Guaíra e Colorado poderão registrar temperaturas próximas dos 28ºC, sinalizando uma elevação gradual nas mínimas também, que devem chegar perto dos 10ºC ao amanhecer.
Alerta Geada e estrutura de monitoramento
Com a aproximação do inverno, o Alerta Geada, serviço desenvolvido pelo IDR-Paraná em parceria com o Simepar desde 1995, será reativado a partir da próxima semana. O sistema avisa agricultores e a população com até 48 horas de antecedência sobre a possibilidade de geadas, auxiliando na proteção das lavouras.
O Simepar mantém uma robusta estrutura de monitoramento, com 120 estações meteorológicas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas elétricas atmosféricas. O órgão fornece dados essenciais para a Defesa Civil e outros setores do governo em situações climáticas extremas.
As previsões detalhadas para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br, com atualizações duas vezes ao dia e informações por hora sobre temperatura, chuva, umidade e vento.
Agência Estadual de Notícias