O alto índice de criminalidade que vem atingindo os municípios da região de Goioerê vem assumindo proporções cada vez mais assustadora dadas as ações cada vez mais violenta e ousadas que têm sido registradas em Goioerê e municípios da região. Todos os municípios, sem exceção, tem sido alvo da ação de quadrilhas especializada em assaltos e roubos a residências e na zona rural inclusive banco, como o registrado na última semana contra a ação registrada na agência Sicredi em Rancho Alegre do Oeste.
COM O SECRETÁRIO. A situação envolvendo a falta de segurança nos municípios da região foi o tema central da audiência que lideranças dos municípios de Goioerê, Quarto Centenário, Moreira Sales, Mariluz e Rancho Alegre do Oeste mantiveram na secretaria de Estado da Segurança com o secretário Julio Cézar dos Reis quando apresentaram uma extensa pauta de reivindicações. A audiência foi acompanhada pelos deputados Douglas Fabricio, Romaelli e o secretário de Justiça e deputado Artagão Junior.
Os prefeitos colocaram de forma clara a intranqüilidade e a falta de segurança que a população vem vivendo dada as ações cada vez mais frequente e violenta com que os elementos vem agindo, espalhando terror e um clima de total intranquilidade aos moradores.
Do prefeito Rafael Bolacha, de Moreira Sales, destacou a necessidade do apoio da Secretaria de Segurança do Estado aos municípios de pequeno porte que formam a microrregião de Goioerê. “Nossos municípios vem passando por um índice alto de criminalidade, o que deixa a população bastante apreensiva quando se trata de segurança pública. Estamos realizando diversas solicitações para atender as demandas das Polícias Militar e Civil como viaturas, armamentos e reforço no policiamento para garantir a tranquilidade em nossos municípios que estão a mercê dos assaltantes, ladrões e toda a espécie de delinquentes” -frisou o prefeito, cobrando a mais atenção da
Secretaria de Segurança Pública do Estado.
CADEIA FRAGILIZADA. Outro assunto foi em relação a Cadeia Pública de Goioerê que
diante do excesso de presos, atualmente com cerca de 100, quando a capacidade é para menos de 50.
Diante da situação, tem sido cada vez mais frequentes as tentativas de fugas que todas as semanas têm registrado na cadeia de Goioerê que atende os quatro municípios que fazem parte da 14ª Delegacia Regional de Goioerê, formada por Goioerê, Moreira Sales, Quarto Centenário e Rancho Alegre. Uma situação que segundo as lideranças preocupa a todos.
TRANSFERÊNCIA DE PRESOS. Outra situação levantada foi colocada pelo presidente do Conselho de Segurança de Goioerê, o advogado Meron Vaureck, que salientou da urgente necessidade da transferência de cerca de 50 presos da cadeia de Goioerê já condenados pela Justiça e que aguarda remoção para presídios estadual, entre eles, o de Cruzeiros do Oeste.
Uma situação que segundo ele, tem sido responsável pelas dezenas de tentativas de fugas na cadeia de Goioerê, cuja segurança é totalmente precária, conforme frisou o presidente do Conselho de Segurança ao secretario de Segurança, Julio Cézar dos Reis.
O prefeito Pedro Coelho, assim como o presidente da Câmara, Patrik Peloi, deixaram registrada toda a preocupação que ronda a população de Goioerê em relação a falta de segurança e o clima de violência que se instalou em Goioerê e na região.
PRESENÇAS. A comitiva de lideranças regional que foi recebida pelo secretário de Segurança, Julio Cezar dos Reis era formada pelos prefeitos: Pedro Coelho (Goioerê), Rafael Bolacha (Moreira Sales), Suely da Silva (Rancho Alegre), Nilson Cardoso (Mariluz) e Reinaldo Krachinski (Quarto Centenário). Os deputados Douglas Fabricio e Romanelli. Vereadores: Patrik Peloi e José Soares (ambos de Goioerê); Nardinho, João Luiz Posso, Luzia Praxedes, e, Magali Berti, todos de Moreira Sales, além do presidente do Conselho de Segurança de Goioerê, Meron Vaureck.
Pauta de reivindicações
Na pauta de reivindicações apresentadas ao secretário de Segurança Pública, Julio Cézar Reis, constam:
Para a 7ª Cia de Polícia Militar:
– 02 Viaturas caracterizadas, sendo uma para a Patrulha Rural e, outra, para patrulhamento urbano;
– 02 Viaturas descaracterizadas para a “P2” para auxilio nas investigações;
– 02 Carabinas, “556” e “01”;
– 01 Submetralhadora “40”;
– Efetivo de, no mínimo, seis policiais para compor a Patrulha Rural e ROTAM
Para a 14ª Delegacia Regional de Goioerê:
– A transferência de presos já condenados para o Depen/PR, num total de 50, considerando que já houve pedidos e determinações judiciais neste sentido;
– Disponibilização de detector de metais para revista dos visitantes na unidade prisional, para evitar a entrada de celulares e outros objetos proibidos por lei;
– Investigadores, no mínimo 3; Escrivães, no mínimo 3;
– Um Delegado Adjunto;
– Um Estagiário do SESP/PR, para a Delegacia;
– Agentes do DEPEN/PR, armados, para guarda da unidade prisional e dos presos.