Publicidade
Publicidade

Notícias / Paraná Três pessoas são presas por contrabando de agrotóxicos em operação do MPPR na região de Campo Mourão

segunda-feira, 30 junho de 2025.

Três pessoas foram presas em flagrante por contrabando de agrotóxicos durante a Operação Estoque Limpo, realizada nesta semana (24, 25 e 26 de junho) pelo Ministério Público do Paraná, por meio do núcleo de Campo Mourão do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema). A ação contou com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), do Instituto Água e Terra (IAT), da Polícia Ambiental e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Meio Ambiente do MPPR.

Siga a Tribuna no WhatsApp

A operação teve como objetivo fiscalizar o armazenamento, transporte e uso de agrotóxicos em propriedades rurais dos municípios de Paraíso do Norte, Cianorte, Jussara, Terra Boa, Indianópolis e São Tomé, além de identificar substâncias proibidas ou de origem estrangeira introduzidas ilegalmente no país, em desacordo com normas sanitárias e ambientais.

Durante as fiscalizações, foram encontrados agrotóxicos estrangeiros ilegais em propriedades de Terra Boa e Cianorte, resultando na apreensão do material. Três pessoas foram presas em flagrante – duas em Terra Boa e uma em Cianorte – e autuações foram lavradas por contrabando.

A operação também identificou armazenamento irregular de produtos vencidos, obsoletos e impróprios para uso agrícola, caracterizando o descumprimento da política de logística reversa prevista na Lei nº 9.974/2000. A legislação determina que os agricultores façam o descarte correto das embalagens e resíduos, devolvendo-os a centrais de recebimento credenciadas pela Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita), a fim de evitar riscos à saúde pública e ao meio ambiente.