Publicidade
Publicidade

Notícias / Goioerê Colégio Polivalente de Goioerê conquista Prêmio MEC e está entre as cinco melhores escolas públicas do Brasil

quarta-feira, 13 agosto de 2025.

O Colégio Estadual Polivalente de Goioerê conquistou um feito histórico ao ficar entre as cinco melhores escolas públicas do Brasil na oferta de Ensino Médio, na primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira. É a única instituição da região Sul a receber a honraria, entregue nesta segunda-feira (11) pelo Ministério da Educação, em Brasília.

Siga a Tribuna no WhatsApp

O Paraná brilhou na premiação, com sete reconhecimentos a estudantes, escolas e municípios, reforçando o bom desempenho do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2023, o Paraná alcançou, pelo segundo ciclo consecutivo, a melhor educação do país nos anos iniciais, finais e no Ensino Médio.

Com mais de 370 alunos, o Polivalente oferece Ensino Fundamental, Médio e curso Técnico em Enfermagem. A diretora Vera Favini comemorou a conquista: “Essa premiação valoriza o esforço de toda a comunidade escolar e motiva ainda mais nossos alunos e professores”.

O modelo de educação em tempo integral, implantado em 2022, foi um dos diferenciais que levaram ao reconhecimento nacional. Como prêmio, a escola recebeu troféu, certificado e R$ 100 mil para investimentos, que serão aplicados em melhorias de infraestrutura, conforme decisão conjunta com a comunidade escolar.

O colégio já havia recebido incentivos do Governo do Estado em 2024, devido à qualidade educacional. As honrarias incluíram premiações e certificados Escola Diamante e Escola Ouro, que celebram o desempenho absoluto e os avanços na nota do Ideb, respectivamente.

Conforme a direção escolar, a oferta de educação em tempo integral também foi um dos fatores responsáveis pelo destaque nacional. Desde 2022, o colégio conta com turmas em dois turnos – modalidade que atende hoje a alunos do Ensino Fundamental.

“O investimento que o Governo do Paraná faz na educação e o fato de a escola ofertar educação em tempo integral nos levaram ao prêmio. Os alunos que aceitaram essa modalidade vinham à escola com interesse em aprender, então os professores conseguiram aprofundar ainda mais os conhecimentos”, conta Vera.