Publicidade
Publicidade

Notícias / Goioerê e Moreira Sales estão entre municípios paranaenses que receberão novos investimentos em energia limpa

quinta-feira, 28 agosto de 2025.

Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).
Foto: Arquivo ANPr

O Paraná vai receber cerca de R$ 1,1 bilhão nos próximos dois anos para a construção de 11 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), que beneficiarão 15 municípios, incluindo Goioerê e Moreira Sales. A energia produzida será fornecida a distribuidoras do mercado regulado, garantindo eletricidade para residências e empresas.

Siga a Tribuna no WhatsApp

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (28) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, durante encontro com representantes da Associação Brasileira de PCHs e CGHs (Abrapch) e empresários do setor. Segundo o governador, os investimentos podem chegar a R$ 1,5 bilhão se incluídas também as Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs). “O Paraná dá exemplo para o mundo com energia limpa e sustentável”, afirmou Ratinho Junior.

O fornecimento das PCHs está previsto para começar em 1º de janeiro de 2030. Além de gerar energia, os empreendimentos vão proteger áreas verdes, impulsionar o desenvolvimento local, gerar empregos e fomentar turismo e lazer, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, e o presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza.

O secretário das Cidades, Guto Silva, destacou que os projetos vão mudar a realidade dos municípios contemplados. “São pequenas indústrias a céu aberto que injetam recursos e promovem o desenvolvimento local”, explicou.

Segundo a Abrapch, o Paraná foi um dos estados que mais licenciou PCHs nos últimos anos, com processos ágeis, seguros e respeitando a legislação ambiental. O presidente do Conselho de Administração da entidade, Pedro Dias, acrescentou que os projetos também devem gerar energia mais barata para os paranaenses.