Publicidade
Publicidade

Notícias / Paraná Umuarama é alvo da Operação Revanche: organização criminosa utilizava redes sociais para difundir crimes

terça-feira, 9 setembro de 2025.

A Polícia Federal deflagrou na terça-feira (9) a Operação Revanche, com apoio da Polícia Militar do Paraná, para desarticular uma organização criminosa que utilizava as redes sociais para difundir e praticar crimes como tráfico de drogas, contrabando e descaminho. Durante a operação, foram cumpridas cinco ordens judiciais de busca e apreensão expedidas pela Justiça Federal em Guaíra, abrangendo os municípios de Umuarama, Santa Tereza do Oeste e Castro, além de Itapema.

Siga a Tribuna no WhatsApp

As investigações apontaram que o grupo atuava principalmente na região Oeste do Paraná, com forte presença na fronteira entre Brasil e Paraguai. O diferencial da quadrilha era o uso de uma conta em rede social com mais de 300 mil seguidores, onde eram divulgados vídeos e imagens que, inicialmente, aparentavam ser apenas apologia ao crime, mas que revelaram também indícios de envolvimento direto em atividades ilícitas, como tráfico, contrabando, estelionato e até jogos de azar.

Em Umuarama, a ação resultou na prisão em flagrante do principal líder da organização criminosa, por crimes de desobediência, obstrução da justiça e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra para as providências cabíveis.

O grupo ainda ostentava símbolos de sua ligação com o crime organizado, utilizando bonés e camisetas personalizados em ações criminosas, fortalecendo sua identidade perante seguidores e comparsas.

A Justiça Federal também determinou o bloqueio da conta utilizada pelo grupo, visando interromper a difusão das práticas ilegais.

A Operação Revanche contou com a atuação integrada da Polícia Federal, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE/PMPR) e do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron/PMPR), reforçando o esforço conjunto de combate ao crime organizado na região de fronteira.