Publicidade
Publicidade

Notícias / Goioerê Primavera começa com chuva nesta segunda, mas semana será de sol em Goioerê e região

segunda-feira, 22 setembro de 2025.

A estação primavera  terá início oficialmente às 15h19 desta segunda-feira (22), trazendo  uma frente fria impulsionada por um ciclone extratropical no Atlântico Sul. Em Goioerê e região, a previsão é de chuva para esta segunda, com temperaturas variando entre 14°C e 22°C. A partir de terça-feira (23) até domingo (28), o Simepar prevê tempo firme, com sol predominando e médias entre 14°C e 27°C.

Siga a Tribuna no WhatsApp

Apesar de começar com instabilidade e temperaturas amenas, a estação deve ser marcada por calor acima da média, ocorrência de ondas de calor e períodos prolongados de estiagem, intercalados por temporais intensos. A primavera se estende até o meio-dia do dia 21 de dezembro.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a estação terá um aumento gradual de eventos meteorológicos e será influenciada pelo fenômeno La Niña, que deve atuar com intensidade fraca até o início de 2026.

— Com a formação da La Niña, a expectativa seria de redução das chuvas no Sul do Brasil, principalmente entre a primavera e o verão. No entanto, o Atlântico Sul Subtropical permanecerá mais quente que o normal, o que pode amenizar esses efeitos — explica o meteorologista do Simepar, Leonardo Furlan.

De acordo com ele, essa anomalia na temperatura do mar aumenta a disponibilidade de umidade e pode favorecer maior transporte de vapor d’água para o leste do Paraná, compensando parcialmente a influência seca da La Niña.

No interior do Estado, a previsão é de chuvas dentro ou ligeiramente abaixo da média histórica, com destaque para regiões próximas a Santa Catarina. Já no Litoral, a expectativa é de precipitações dentro da média no trimestre.

— Dezembro deverá ser mais seco, com chuvas irregulares e períodos longos sem precipitação consistente. Além disso, faz parte da climatologia da primavera a ocorrência de temporais severos, com rajadas de vento, descargas atmosféricas e granizo — alerta Furlan.

As temperaturas médias ficarão entre dentro e acima da normal climatológica no Paraná, com destaque para episódios de ondas de calor em outubro e dezembro.