Mais do que uma cor, o rosa simboliza cuidado, empatia e atenção com a vida. É nesse clima que começa a 8ª edição da campanha Outubro Rosa Copacol, chamando todos a refletirem sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Siga a Tribuna no WhatsApp
Além das camisetas, a cor rosa também vai marcar presença nas gôndolas dos supermercados de todo o País. Isso porque, a cada pacote rosa do Filé de Tilápia Copacol 600 gramas vendido, R$ 1 será destinado a hospitais que atuam no tratamento e prevenção da doença.
Ao todo, cinco hospitais serão beneficiados, de acordo com as vendas em cada região:
-
Hospital de Amor (São Paulo e Bebedouro – SP)
-
Uopeccan (Cafelândia – PR e Rio de Janeiro – RJ)
-
Hospital Erasto Gaertner (Curitiba – PR)
-
Hospital de Câncer de Campo Grande (MS)
-
Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Brasília – DF)
Somando todas as edições, a Copacol já ultrapassou R$ 1,2 milhão em doações. Para o diretor-presidente da cooperativa, Valter Pitol, a campanha é motivo de orgulho:
“Além de conscientizar sobre a prevenção, salvamos vidas com a comercialização da Tilápia Copacol Outubro Rosa. Estamos pelo oitavo ano consecutivo mobilizando o Brasil para que os hospitais continuem realizando esse trabalho tão importante, garantindo a recuperação de pessoas em tratamento contra essa doença”, destacou.
No Brasil, o Inca (Instituto Nacional de Câncer) estima 73.610 novos casos de câncer de mama em 2025. É o tipo mais comum no mundo, mas quando identificado precocemente, as chances de cura aumentam significativamente. Por isso, é fundamental se conscientizar, realizar o autoexame e manter as mamografias em dia — um exame oferecido pelo SUS a todas as mulheres.
Campanha premiada
A Campanha Outubro Rosa Copacol também conta com o portal diadepeixe.com.br/outubrorosa. , com dados sobre a ação e receitas exclusivas para incentivar o consumo do peixe, que além de saudável, auxilia na conscientização que salva vidas.


















