
Trecho da BR-369, entre Cascavel e Campo Mourao que esta incluido no Lote 5 de concessão dos novos pedagios.
Foto: Geraldo Bubniak/AEN
O novo contrato de concessões rodoviárias do Paraná prevê importantes obras de modernização no trecho da BR-369 entre Mamborê e Cascavel, que será totalmente duplicado em 109,2 quilômetros. O projeto integra o Lote 5 das novas concessões, cujo leilão está marcado para o dia 30 de outubro, na B3, em São Paulo.
Esta etapa do pacote de obras contempla intervenções significativas nos municípios de Juranda e Ubiratã, além de Corbélia e Cascavel. O trecho duplicado vai do km 394+200, no entroncamento com a PR-468, até o km 507, no Trevo Cataratas, em Cascavel.
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Juranda será beneficiada com seis novos viadutos
Em Juranda, as obras terão forte impacto na mobilidade e na segurança viária. Estão previstos seis novos viadutos do tipo Diamante, modelo que permite o acesso e a saída da rodovia principal em ambos os sentidos.
O primeiro será construído logo no início do trecho, no km 394, substituindo a rotatória existente com a PR-468, em frente à Coamo. Outros dois serão implantados nos km 399 e 403.
O quarto viaduto ficará no km 407, substituindo a rotatória da Avenida Brasil, principal entrada da cidade, facilitando o tráfego local e o acesso de veículos pesados. Já o quinto viaduto será instalado no km 410, próximo à Estrada Alto Alegre, e o último, no km 414, nas proximidades do distrito de Rio Verde.
As intervenções devem reduzir pontos de conflito no trânsito e melhorar a fluidez na travessia urbana do município.
Ubiratã ganhará sete viadutos e nova ponte sobre o Rio Piquiri
Em Ubiratã, a duplicação da BR-369 também trará um pacote robusto de obras. O destaque é a construção de sete viadutos e uma nova ponte sobre o Rio Piquiri, que marca o limite com o município de Corbélia.
Logo na entrada do território ubiratanense, será implantado um viaduto tipo Trombeta, no entroncamento com a PR-239 (km 417), com três ramos de acesso. Em seguida, no km 423, será construído um viaduto tipo Parclo, que funcionará como retorno em desnível.
Outros cinco viadutos do tipo Diamante vão melhorar o acesso urbano:
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km 427, em área rural;
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km 430, na rotatória com a Avenida João Medeiros;
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km 432, na rotatória com a Avenida João Pipino;
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km 437, nas proximidades da Estrada Amazonas;
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km 442, encerrando o trecho de obras no município.
As intervenções em Ubiratã visam aumentar a segurança dos motoristas e reduzir congestionamentos nas áreas de maior fluxo, especialmente no perímetro urbano.
As obras previstas para Juranda e Ubiratã fazem parte de um grande pacote de modernização da BR-369, dentro do Lote 5 das novas concessões rodoviárias, que também beneficiará Corbélia e Cascavel. A duplicação completa do trecho promete mais fluidez, desenvolvimento regional e segurança para todos os usuários da rodovia.