A Polícia Civil de Cruzeiro do Oeste deflagrou nesta quinta-feira (23) a Operação “Rastro Oculto”, com o objetivo de desmantelar uma associação criminosa especializada em furto de gado (abigeato) que vinha atuando em diversas cidades do Noroeste do Paraná.
Siga a Tribuna no WhatsApp
A ação, coordenada pela 17ª Delegacia Regional de Polícia de Cruzeiro do Oeste, cumpriu oito ordens judiciais, sendo quatro mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal da Comarca local. As diligências ocorreram de forma simultânea nas cidades de Londrina, Ortigueira e Califórnia, com o apoio de outras unidades da Polícia Civil.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso atuava desde o início de 2024 e mantinha uma estrutura altamente organizada. Os integrantes realizavam levantamentos prévios em propriedades rurais, identificando os locais mais vulneráveis. Dias depois, retornavam para vigiar a rotina das fazendas e, durante a madrugada, executavam os furtos utilizando caminhões com placas falsas para transportar os animais, que eram levados principalmente para a região de Londrina.
Somente na área de abrangência da 17ª Delegacia Regional de Cruzeiro do Oeste, foram confirmadas quatro ações atribuídas à quadrilha:
-
6 de janeiro – Tuneiras do Oeste: 21 cabeças furtadas;
-
2 de abril – Cruzeiro do Oeste: 48 cabeças;
-
23 de setembro – Tapejara: 75 cabeças;
-
20 de novembro – Tapejara: 37 cabeças.
As investigações apontam que o grupo atuou em diversas outras cidades do Noroeste do Estado, sendo responsável pelo furto de mais de 300 cabeças de gado no total.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, dois suspeitos foram presos e celulares apreendidos, que subsidiarão o aprofundamento das investigações. Um dos principais investigados, I.M.S., de 42 anos, já se encontrava preso por envolvimento em outro crime de abigeato, ocorrido em Paranapoema, em dezembro de 2024.
A Polícia Civil ressaltou que, ao final do processo criminal, as vítimas poderão ser ressarcidas pelos prejuízos materiais conforme a legislação vigente.


















