A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na terça-feira (28), em segundo turno, o projeto de lei que amplia o número de colégios cívico-militares no estado. A proposta, de autoria do Governo do Estado, também permite que escolas de educação em tempo integral adotem o modelo, até então restrito às unidades de ensino fundamental e médio. A Secretaria de Estado da Educação ainda não informou quais escolas poderão aderir à ampliação.
Siga a Tribuna no WhatsApp
Durante a votação, deputados da oposição apresentaram dez emendas, incluindo uma que previa consulta pública à comunidade escolar um ano após a implementação do modelo. Apenas uma emenda foi aprovada — a que exclui as escolas do campo do programa, por incompatibilidade com a metodologia aplicada nessas unidades.
O projeto foi protocolado em regime de urgência e aprovado rapidamente pelas comissões de Constituição e Justiça, Educação e Segurança Pública.
Atualmente, a rede estadual conta com 312 colégios cívico-militares, que atendem cerca de 190 mil alunos, além de 412 escolas em tempo integral, dentro de um total de mais de 2 mil unidades e 1 milhão de estudantes em todo o Paraná.



















