Publicidade
Publicidade

Notícias / Paraná Projeto Escola no Campo da Copacol premia alunos e reforça educação ambiental e combate ao trabalho infantil

quinta-feira, 27 novembro de 2025.

Formar crianças mais conscientes sobre a preservação do meio ambiente e a importância de prevenir o trabalho infantil. Esse é o propósito que move o Projeto Escola no Campo, desenvolvido pela Copacol em parceria com escolas municipais do Oeste do Paraná. Ao longo de 2025, diversas atividades foram realizadas nos municípios de atuação da Cooperativa, envolvendo debates, ações educativas e produção de trabalhos sobre sustentabilidade.

Siga a Tribuna no WhatsApp

A culminância do projeto aconteceu nesta semana, com a premiação dos alunos destaques, entrega de bicicletas e apresentação artística do Apoio Cultural de Corbélia — uma tarde marcada por alegria, aprendizado e reconhecimento.

“Esse projeto nos dá muito orgulho. Ele incentiva as crianças a compreenderem e preservarem o meio ambiente, garantindo qualidade de vida e um futuro melhor para todos. Muitas dessas crianças são filhas de cooperados e colaboradores, que levam essa mensagem adiante”, destacou o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.

Mais de duas décadas transformando vidas

Nesta edição, 28 escolas dos municípios de Nova Aurora, Iracema do Oeste, Jesuítas, Tupãssi, Formosa do Oeste, Quarto Centenário, Goioerê, Rancho Alegre do Oeste e Moreira Sales participaram das ações.

Em 20 anos de projeto, já são 18.220 crianças capacitadas, sendo 944 somente em 2025.

“Estamos muito felizes com essa parceria com os municípios. Promover educação ambiental e conscientização sobre a erradicação do trabalho infantil faz diferença na vida dessas crianças. É uma construção conjunta”, afirmou a assessora de Cooperativismo da Copacol, Elizete Lunelli Dal Molin.

Como funcionou o projeto nas escolas

Durante o ano letivo, alunos do 4º ano participaram de palestras com profissionais do setor ambiental da Copacol e realizaram atividades em sala de aula. Depois, produziram frases ou desenhos que expressassem o aprendizado sobre sustentabilidade e trabalho infantil.

As escolas fizeram uma pré-seleção e os trabalhos finalistas foram avaliados por uma comissão da Cooperativa. Como forma de reconhecimento, os 131 alunos destacados receberam uma mochila escolar.

“Trabalhei de forma lúdica o material fornecido pela Copacol, envolvendo as famílias e criando um ambiente de troca. Estar aqui hoje representa valorização para nossos alunos”, contou a professora de Tupãssi, Iris da Silva Hernandes.

Cada ganhador recebeu uma bicicleta.

  • Sofia Maciel Braga (Nova Aurora)

  • Raissa Gabriela Real da Silva (Iracema do Oeste)

  • Ana Julia Meneses (Jesuítas)

  • Lara Beatriz Cotoman (Tupãssi)

  • Ana Julia dos Santos Motta (Formosa do Oeste)

  • Sofia Vitória Alves dos Santos (Quarto Centenário)

  • Alicia Ribeiro de Oliveira (Goioerê)

  • Ana Luiza Alves da Silva (Rancho Alegre do Oeste)

  • Bianca da Silva (Moreira Sales)

Alunos premiados – Categoria Frase

Os três vencedores também receberam uma bicicleta.

  • Guilherme Apolinário Hermes (Tupãssi)
    “Eu sou parte da natureza, cuidar dela é cuidar de mim. O que eu planto hoje será a esperança do amanhã.”

  • Ana Cristina de Paula Teodoro (Moreira Sales)
    “Na escola, alunos do campo e da cidade aprendem juntos a valorizar o urbano e o rural, cuidando da natureza e transformando lixo em oportunidade para um futuro melhor.”

  • Isadora Valentina Neves Oliveira (Goioerê)
    “Na atualidade, devemos agir com sustentabilidade, pensando no futuro de quem ainda não chegou ao mundo.”