Publicidade
Publicidade

Notícias / Geral Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo

segunda-feira, 15 dezembro de 2025.

O compartilhamento de notícias e opiniões políticas tem se tornado cada vez menos frequente em grupos de família, amigos e trabalho no WhatsApp. É o que revela o estudo Os Vetores da Comunicação Política em Aplicativos de Mensagens, divulgado nesta segunda-feira (15) pelo InternetLab e pela Rede Conhecimento Social.

Siga a Tribuna no WhatsApp

De acordo com a pesquisa, apenas 6% dos usuários participam de grupos voltados ao debate político — número que caiu em relação a 2020, quando era de 10%. Já a presença de conteúdo político em grupos de família recuou de 34% em 2021 para 27% em 2024. Nos grupos de amigos, a queda foi ainda mais acentuada, de 38% para 24%, enquanto nos grupos de trabalho passou de 16% para 11%.

Farmattiva Goioerê: faça seu pedido pelo whatsapp: (44) 99711-8888

O levantamento também aponta um clima de cautela entre os usuários. Mais da metade dos entrevistados (56%) afirmou ter receio de expressar opiniões políticas por considerar o ambiente agressivo. Esse sentimento é compartilhado por pessoas de diferentes posicionamentos ideológicos.

Para evitar conflitos, 52% dizem se policiar cada vez mais sobre o que compartilham, e 50% evitam falar de política em grupos familiares. Além disso, 29% já deixaram grupos por não se sentirem à vontade para manifestar suas opiniões.

Apesar disso, uma parcela dos usuários ainda mantém uma postura mais ativa. Cerca de 12% afirmam compartilhar temas considerados importantes mesmo que causem desconforto, e 18% dizem expor suas ideias mesmo correndo o risco de ofender outras pessoas.

A pesquisa ouviu 3.113 pessoas com 16 anos ou mais, de todas as regiões do país. Segundo os autores, os dados indicam um processo de “amadurecimento” no uso do WhatsApp, com o desenvolvimento de normas informais de convivência e autorregulação nos grupos.

Fonte: Agência Brasil