A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso de produtos à base de alulose, um tipo de adoçante que ainda não é autorizado para consumo no Brasil. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (22) e envolve produtos da empresa Sainte Marie Importação e Exportação.
A alulose é um tipo de açúcar de baixo valor calórico, encontrada naturalmente em pequenas quantidades em alguns alimentos, como frutas. Apesar de ser utilizada em outros países, como os Estados Unidos, ela ainda não possui liberação da Anvisa, pois não faz parte da lista de ingredientes alimentares aprovados no Brasil.
Segundo a agência, todo alimento ou ingrediente sem histórico de consumo no país é classificado como “novo alimento” e precisa passar por avaliação técnica antes de ser liberado. Essa análise verifica se o processo de fabricação é seguro e se o consumo não representa riscos à saúde da população.
A Anvisa destacou que, até que essa avaliação seja concluída e aprovada, a alulose não pode ser utilizada na produção de alimentos, nem comercializada no território nacional. A medida tem como objetivo garantir a segurança alimentar e proteger a saúde dos consumidores.

















