Publicidade
Publicidade

Notícias / Paraná Servidor do IFPR é preso por suspeita de apologia ao nazismo e ameaças nas redes sociais

sexta-feira, 2 janeiro de 2026.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um servidor público do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus de Irati, foi preso preventivamente na véspera do Ano-Novo, suspeito de fazer apologia ao nazismo, divulgar símbolos do regime e ameaçar cometer atentados. A prisão ocorreu na tarde de quarta-feira (31), no Centro de Curitiba, onde o investigado estava hospedado em um apartamento alugado para passar a virada do ano.

Siga a Tribuna no WhatsApp

De acordo com o delegado Rafael Rybandt, responsável pelo caso, o homem utilizava diferentes perfis em redes sociais para publicar conteúdos com símbolos nazistas, como a suástica, além de mensagens de exaltação ao regime e frases com teor ameaçador, incluindo declarações como “vem muita desgraça e morte para todos”.

A ação contou com apoio do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), que cumpriu o mandado de prisão preventiva após a apuração dos indícios. O suspeito, identificado como Phetronio Paulo de Medeiros, atua como técnico em contabilidade no IFPR.

Ainda conforme a investigação, não se trata da primeira ocorrência envolvendo o servidor. Em 2024, ele já havia sido condenado por crime semelhante, quando trabalhava na Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, também por publicações de cunho nazista em redes sociais.

O G1 entrou em contato com a  defesa do investigado que informou que ainda não teve acesso integral aos autos do processo e que deverá se manifestar posteriormente. Por meio de nota, o Instituto Federal do Paraná informou que o servidor será imediatamente afastado de suas funções e que será instaurado um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apuração dos fatos.

Fonte: G1