Publicidade
Publicidade

Notícias / Paraná Tornado F2 causa prejuízos em São José dos Pinhais e semana começa com risco de temporais no Paraná

segunda-feira, 12 janeiro de 2026.

O tornado que atingiu o bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, no fim da tarde de sábado (10), foi classificado como de categoria F2 na Escala Fujita, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Apesar de ter alcançado os limites mais baixos da categoria, com ventos estimados entre 180 km/h e 253 km/h, o fenômeno causou danos expressivos.

Siga a Tribuna no WhatsApp

O Paraná está, novamente, sob um alerta de tempestades nesta segunda-feira (12).  Segundo o meteorologista Diulio Patrick, as tempestades devem ser registradas ao longo da tarde e da noite da segunda-feira (12). O risco é mais alto nas áreas sob o alerta laranja, especialmente para enxurradas e chuvas fortes em curtos períodos de tempo, queda de galhos de árvores e danos na rede elétrica de maneira pontual. A região de Campo Mourão está  na área sob o alerta laranja.

De terça (13) até quinta-feira (15) retornam as condições de abafamento, com chuvas principalmente a partir da tarde em função da combinação de calor e umidade. Temperaturas mais amenas no amanhecer apenas no oeste e sul; as máximas voltam a ultrapassar os 30ºC pontualmente no estado’, complementa o Simepar.

PREJUÍZO: De acordo com a Defesa Civil Estadual, cerca de 350 residências foram atingidas, impactando aproximadamente 1,2 mil pessoas. Duas pessoas sofreram ferimentos leves. Para auxiliar as famílias afetadas, a Defesa Civil encaminhou 2,6 mil telhas ao município. Além dos prejuízos estruturais, houve queda de árvores e problemas na rede de energia elétrica, mobilizando diversos órgãos públicos.

O tornado se formou a partir de uma célula de tempestade severa no bairro Guatupê, na divisa com Piraquara, e percorreu pouco mais de um quilômetro. No aeroporto de São José dos Pinhais, as rajadas chegaram a 68 km/h. Segundo o Simepar, tratou-se de um tornado estreito e de curta extensão, com danos pontuais, já que a nuvem funil alternava momentos de contato com o solo.

A mesma tempestade avançou em direção ao Litoral do Paraná, provocando fortes chuvas e ventos em Guaratuba e Matinhos. Em Guaratuba, as rajadas ultrapassaram 60 km/h, com acumulado superior a 60 mm de chuva em menos de 30 minutos.

Este é o segundo tornado registrado no Paraná em 2026. O primeiro ocorreu em Mercedes, no dia 1º, classificado como F1, com ventos de cerca de 120 km/h, causando danos na localidade de Arroio Guaçu.