Encerra-se nesta sexta-feira (16) o prazo para realização de matrículas presenciais na rede estadual de ensino do Paraná. A etapa é destinada a estudantes e responsáveis que não conseguiram efetivar a matrícula no período regular, realizado no final de 2025.
As inscrições devem ser feitas diretamente nas secretarias das escolas estaduais. A rede estadual do Paraná atende cerca de um milhão de estudantes, distribuídos em mais de 2 mil unidades de ensino em todo o Estado. Desse total, 486 escolas funcionam em tempo integral, 345 adotam o modelo cívico-militar e 533 são escolas do campo.
Além do ensino regular, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) oferece 45 cursos técnicos diferentes, disponíveis em 870 escolas da rede.
Para efetivar a matrícula, é obrigatória a apresentação de documentos como comprovante de residência atualizado, certidão de nascimento ou documento oficial com foto, histórico escolar e comprovante de vacinação para menores de 18 anos. Também é exigido RG para estudantes do Ensino Médio, EPT, EJA ou maiores de 16 anos, além de CPF para alunos da EPT, EJA, Ensino Médio e para nascidos a partir de 2017.
O prazo para matrícula nos cursos técnicos da Educação Profissional e Tecnológica também termina nesta sexta-feira. Ao todo, estão sendo ofertadas até 55 mil vagas para estudantes que concluíram o Ensino Fundamental e desejam ingressar na Educação Profissional integrada ao Ensino Médio, além de aproximadamente 8 mil vagas para cursos técnicos subsequentes, destinados a quem já concluiu o Ensino Médio















