A Polícia Civil do Paraná (PCPR) emitiu um alerta à população sobre a aplicação de golpes envolvendo o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Com a proximidade do período de quitação do tributo, criminosos têm utilizado boletos falsos e links fraudulentos para enganar contribuintes.
A principal orientação é que, antes de efetuar qualquer pagamento, o proprietário do veículo confira se o site utilizado para a emissão do boleto é, de fato, o canal oficial do Detran do Paraná. A verificação do destinatário do pagamento também é fundamental e pode ser feita no momento da leitura do código de barras, tanto no aplicativo bancário quanto nos caixas eletrônicos.
De acordo com a delegada da PCPR, Amanda Kutzner, o Detran/PR não envia boletos, links de pagamento ou códigos PIX por aplicativos de mensagens. “Qualquer comunicação desse tipo deve ser considerada suspeita”, alerta.
Em caso de dúvida, a recomendação é realizar o pagamento diretamente em uma unidade do Detran, garantindo a segurança da operação.
Quem já efetuou o pagamento de um boleto falso deve registrar imediatamente um Boletim de Ocorrência na unidade policial mais próxima. Também é importante preservar todas as provas do golpe, como dados do destinatário do pagamento, números de telefone, mensagens, imagens e áudios recebidos. Essas informações são essenciais para auxiliar nas investigações e na responsabilização dos criminosos.
















