A 4ª edição do projeto “Portelinha” desenvolvido através dos alunos da Escola Municipal Dr. Daniel Portela, em Jaracatiá, que tem como objetivo premiar o comportamento do aluno e o cumprimento das regras da escola e do professor em sala de aula.
O projeto tem a parceria da Sicredi e foi lançado na última semana. O encerramento está previsto para o mês de outubro com uma feirinha que acontece na escola.
O lançamento contou com a presença do gerente do Sicredi, Diego Vendrame e da equipe da Secretaria da Educação. A diretora da escola, Eliana Rolim e a coordenadora Carmem Lúcia Souza destacaram a participação da Sicredi que doou 110 cofrinhos, sendo um para cada aluno, onde serão depositadas as moedas “Portelinhas”.
Eliana anunciou ainda a novidade para esta edição. Será uma premiação extra, mensal, para os alunos que, mesmo não tendo conquistado todas as “Portelinhas” se esforçaram durante o mês para terem um bom desempenho na escola. Eliana comenta que o projeto nasceu como uma ação para melhorar o comportamento do aluno em sala de aula, o seu rendimento escolar e o convívio com os colegas, uma vez que indisciplina estava muito grande na época. “Os resultados são surpreendentes e já estamos na 4ª edição porque tem se mostrado eficaz como importante ferramenta para o aprendizado” – comenta a diretora Eliana.
MOEDAS DIÁRIAS. O projeto estimula nos alunos o estudo através de um desempenho melhor em sala de aula, realizando suas tarefas diárias e não faltarem às aulas. Todo esse esforço é recompensado com uma moeda que se chama “Portelinha” que é entregue ao final da aula, todos os dias, para quem cumpre as regras. O aluno deposita a “Portelinha” no cofre, que fica em um armário na sala de aula. E, ao final a escola promove uma feirinha com diversos produtos, e os alunos fazem suas compras com o “dinheiro” conquistado no desenvolvimento do projeto.